Coimbra

À descoberta do mundo invisível da química na Biblioteca Carlos Fiolhais 

Notícias de Coimbra | 19 horas atrás em 19-01-2026

A Estação Elevatória de Coimbra – Biblioteca Carlos Fiolhais acolhe, no próximo dia 20 de janeiro, às 18:00, uma conversa em torno do livro “O Mundo Que Não Sabemos Ver”, da autoria de Amílcar Duque Prata e João Afonso Santos.

A sessão contará com a presença dos autores da obra, estudantes de doutoramento em Química, e de Pedro Caridade, investigador auxiliar no Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e autor do prefácio do livro. A apresentação estará a cargo de Carlos Fiolhais.

Estruturada em três momentos, a sessão propõe, num primeiro tempo, uma introdução aos conteúdos do livro, apresentado como um convite a conhecer o “mundo que não sabemos ver”. A partir da química, os autores explicam a realidade que nos rodeia através de conceitos simplificados e de uma linguagem acessível, apoiada em exemplos do quotidiano, que servem de ponto de partida para refletir sobre o impacto desta área científica em domínios como a sustentabilidade e na procura de soluções para desafios atuais da sociedade.

PUBLICIDADE

Num segundo momento, a conversa abordará a motivação do projeto, centrada na desmistificação e desconstrução da imagem negativa frequentemente associada à química. A sessão culmina com um momento interativo, que inclui experiências demonstrativas com recurso a materiais comuns e de fácil reprodução, promovendo a participação do público.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE