Região

Politécnico de Coimbra e Penela promovem seminário sobre a importância económica da qualificação dos produtos locais

Notícias de Coimbra | 6 meses atrás em 08-11-2023

No âmbito do @GIR – Gabinetes de Inovação Regional, o Politécnico de Coimbra e a Câmara Municipal de Penela estão a organizar o seminário “@GIR pelo Território – Produtos Qualificados com DOP/IGP/ETG: I Encontro Nacional”, que irá decorrer no dia 17 de novembro pelas 10:00, no Auditório da Biblioteca Municipal António Arnaut em Penela.

PUBLICIDADE

A qualificação de produtos locais e/ou regionais constitui uma forma de alavancar as economias locais, particularmente em territórios de baixa densidade. No entanto, existem vários desafios ao nível da qualificação destes produtos. O seminário contará com dois momentos, sendo que no primeiro se abordarão os Desafios da Qualificação de Produtos e o segundo será dedicado à Importância Social e Económica das DOP/IGP/ETG para as regiões.

No primeiro painel, Ana Soeiro, diretora executiva do QUALIFICA/oriGIn PORTUGAL, fará uma apresentação sobre os desafios e as dificuldades da qualificação de produtos, seguindo-se uma mesa-redonda onde estes aspetos serão abordados, também, por Paula Hipólito Ferreira (Direção-Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural), Luísa Bastos (Kiwa Sativa), Jorge Soares (Maçã de Alcobaça) e pela própria Ana Soeiro, moderados por Christelle Domingos (InovCluster).

PUBLICIDADE

O segundo painel seguirá o mesmo modelo, começando com uma apresentação de Cristóvão Monteiro, presidente do CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial e docente da Coimbra Business School | ISCAC-IPC. Nesta apresentação, Cristóvão Monteiro evidenciará a Importância Social e Económica das DOP e IGP para as regiões. Esta apresentação servirá de mote para a mesa-redonda moderada pelo próprio e constituída por Diana Ventura (Forte Ventura), Paulo Fernandes (CM Fundão) e Anabela Freitas (Turismo do Centro).

A participação é sujeita a inscrição até ao dia 10 de novembro através do link.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE