Coimbra

Amarelo Silvestre convida à reflexão sobre minorias na Oficina Municipal do Teatro em Coimbra

Notícias de Coimbra | 5 meses atrás em 30-11-2023

No próximo domingo, dia 3 de dezembro, às 17:00h, a Oficina Municipal do Teatro volta a receber a Amarelo Silvestre, de Canas de Senhorim, e a sua criação “Engolir Sapos”.

PUBLICIDADE

O espetáculo assume-se como uma proposta para famílias que reflete artisticamente sobre o preconceito e sapos de loiça e que pretende levar a palco a discriminação sofrida diariamente pelos cidadãos de etnia cigana.

Simultaneamente, é uma peça que procura colocar o espectador num lugar de autoanálise e a pensar nos sapos que tantas vezes engole. No palco, estarão uma filha que não se cala, um pai moralista e muitos sapos.

PUBLICIDADE

“Em Portugal, existem entre 40 e 60 mil ciganos, uma minoria entre as maiorias. Em Portugal, existem entre centenas e milhares de sapos de loiça em estabelecimentos comerciais, uma minoria entre as maiorias dos produtos expostos. Os sapos existem para decorar. E para afastar. Ciganos. Se um sapo incomoda homens e mulheres de carne e osso, um sapo incomoda-nos a todos.” é o mote dado pela companhia artística.

A Amarelo Silvestre foi fundada em 2009 na Vila de Canas de Senhorim, uma localidade com uma população de 3500 habitantes. O trabalho que desenvolve nesta base de operações tem o intuito de ter validade artística em Canas de Senhorim, Lisboa, Londres, Cairo, Tóquio, Nova Iorque ou Adelaide. O seu projeto artístico está desde sempre ligado a um teatro contemporâneo criado em contexto semi-urbano, atento à Vida e à Pessoa: à valorização da existência individual. Citando a companhia: “Move-nos iluminar o desequilíbrio e, a partir daí, iniciar a criação caminhando para o desconhecido. Sempre praticando a liberdade que o Teatro torna possível. Nunca deixando de dar perguntas às respostas que vamos tirando da frente dos olhos.” 

PUBLICIDADE

publicidade

Os bilhetes para este espetáculo estão disponíveis na Oficina Municipal do Teatro e na Ticketline e têm um valor entre 4€ e 10€.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE