Educação

8 razões pelas quais é importante dizer “não” aos filhos

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 02-03-2023

Dizer não aos filhos pode ser um ato difícil para certos pais porque podem estar a pensar que estão a magoar e a dececionar os pequenotes,  mas é muito importante que eles aprendam o significado da palavra “não”.

PUBLICIDADE

A negação pode ser fundamental para as preparar para a realidade da vida, na qual todos nós já ouvimos essa palavra mais vezes do que gostaríamos.

A psicóloga Ana Graça aponta 8 razões pelas quais é importante dizer “não” aos filhos. “Definir limites para as crianças pode ser um grande desafio para os pais. As crianças podem implorar, chorar, discutir como forma de fugir aos limites definidos. Alguns pais acabam por desistir para evitar o conflito, outros sentem-se culpados por estarem a dececionar os filhos, e outros conseguem manter os limites de forma assertiva. De facto, dizer não aos filhos é uma responsabilidade importante!”.

PUBLICIDADE

A primeira razão é porque está “a ajudar o seu filho a lidar com as frustrações e a perceber que existem respostas alternativas: vai torná-lo mais seguro e vai ensiná-lo a lidar com os “nãos” que vai ouvir no futuro.”

A segunda envolve a perceção de que “os desejos e as expetativas nem sempre são possíveis: vai ajudar a que se torne uma criança mais criativa para alcançar os seus objetivos”, explica a psicóloga.

PUBLICIDADE

publicidade

Ensinar ao seu filho que todas as atitudes têm consequências é o terceiro motivo. “Os seus filhos vão perceber que não é possível fazer tudo o que querem ou desejam”, afirma a profissional.

O seu filho precisa experimentar a sensação de desconforto. Este será o quarto motivo que irá “proteger sempre o seu filho de todas as situações ou sentimentos desconfortáveis. Vai fazer com que crie expectativas irrealistas para o futuro; para além do choque do desconforto, não estará habilitado para lidar com as negações do futuro de forma saudável e eficaz”, conta a psicóloga.

O quinto motivo envolve a aprendizagem da espera: “ao dizer constantemente sim está a criar, uma vez mais, expectativas irrealistas ao seu filho; tal como acontecerá na vida adulta, é importante que o seu filho compreenda a noção de esforço e recompensa, que nem sempre é instantânea; a brincadeira vem depois dos trabalhos de casa, tal como a sobremesa chega depois do resto do jantar estar terminado”, refere Ana Graça.

A sexta razão prende-se com “os limites que fazem com que as crianças se sintam seguras: a incerteza e inconsistência produzem ansiedade”, adianta.

“É importante que o seu filho perceba que são os pais quem está no comando: é muito importante que as crianças saibam que a pessoa que cuida delas está no controle. Ser assertivo irá tranquilizá-lo e fará com que se sinta seguro” – eis a sétima razão declarada por Ana Graça.

Colocar limites saudáveis ao seu filho enquanto este cresce vai ajudá-lo no futuro. “Vai ser capaz de criar limites também para si e para os seus relacionamentos na vida adulta” e esta foi a oitava e última razão apresentada pela profissional.

E porque é tão difícil dizer não aos filhos? “Dar uma resposta negativa a um filho não significa que o esteja a rejeitar ou que não goste dele, muito pelo contrário. É importante que o seu filho compreenda esta mensagem e que perceba que os pais estão lá para cuidar e decidir o melhor para ele”, afirma Ana Graça.

Se impuser regras e limites sensatos é mais provável que crie e mantenha um relacionamento saudável e mutuamente respeitoso com o seu filho à medida que ele cresce, concluiu a profissional.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE