Carteira

Já se sabe qual a estação de serviço da A1 que mais condutores leva às “boxes”

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 04-07-2018

É a maior autoestrada nacional, fazendo a ligação entre as duas principais cidades do nosso país, Lisboa e Porto, o que a torna uma das mais importantes vias nacionais.

PUBLICIDADE

A A1 é, por isso, uma das que maior tráfego contabiliza diariamente – de acordo com o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), são vários os sublanços com um tráfego médio diário a rondar as 100 mil viaturas -, dispondo de seis zonas com estações de serviço.

PUBLICIDADE

Foi para a hora de abastecer que a PSE – Produtos e Serviços de Estatística decidiu olhar, numa tentativa de identificar, nesta Fórmula A1, qual a estação de serviço que mais condutores leva às ‘boxes’.

Durante três meses foi, para isso, avaliada uma amostra de dados TomTom de tráfego nas estações de serviço de Aveiras, Santarém, Antuã, Mealhada, Pombal e Leiria, de cerca de 89 mil viaturas. E, neste período, a quota de tráfego nas gasolineiras dividia-se da seguinte forma: Aveiras (20.4%), Santarém (19.3%), Antuã (18.9%), Mealhada (16.6%), Pombal (16.0%) e Leiria (8.8%).

PUBLICIDADE

publicidade

No entanto, porque o volume de tráfego não é igual em todos os sublanços, a análise da quota de tráfego não pode ser dissociada deste facto. Fica então a questão: que localização “converte” mais tráfego da A1? E no primeiro lugar, ainda que com uma margem reduzida do segundo, surgem as estações de serviço de Pombal e Mealhada, que conseguem levar à estação de serviço 10% do tráfego que passa por elas na A1. Segue-se Santarém, a “desviar” 9% do tráfego que passa na sua zona, assim como Antuã e Aveiras, que conseguem 8% do tráfego da sua zona. Finalmente, em último lugar encontra-se a estação de Leiria, que apenas consegue “mudar a direcção” 5% do tráfego da A1 na sua zona.

Mas nesta ‘corrida’ há duas voltas: o sentido Norte-Sul e o Sul-Norte. Será que o comportamento é diferente em ambas? De acordo com a análise da PSE, se a resposta é negativa para o tráfego em Santarém, Pombal, Mealhada ou Antuã, que conseguem manter os mesmos níveis de tráfego nos dois sentidos, o mesmo já não acontece para Aveiras ou Leiria. Aqui, a realidade é outra, com o sentido Sul-Norte a apresentar melhor performance. Aveiras consegue mais 44% de tráfego no sentido Sul-Norte do que no sentido Norte-Sul, enquanto Leiria consegue, no mesmo sentido Sul-Norte, mais 70% de tráfego.

Um fenómeno que transforma a estação de Aveiras Sul-Norte na melhor estação de serviço da A1, e a estação de serviço de Leiria Norte-Sul na pior em termos de quota de tráfego.

A PSE – Produtos e Serviços de Estatística, é uma empresa portuguesa que se dedica há quase 25 anos à área analítica e big data em várias áreas de negócio. Em 2017 A PSE destacou-se pela realização da 1.ª edição do estudo “Retrato Digital das PME Portuguesas” em parceria com o IAPMEI.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE