Empresas

Este restaurante em Coimbra está “no top 10” de Marcelo Rebelo de Sousa

Notícias de Coimbra | 56 minutos atrás em 05-03-2026

No dia 9 de março, Marcelo Rebelo de Sousa termina o segundo mandato como Presidente da República. Para assinalar os últimos dez anos (2016-2026) de presidência, o guia gastronómico Boa Cama Boa Mesa, do Expresso, reuniu alguns dos restaurantes que marcaram as preferências gastronómicas do chefe de Estado.

PUBLICIDADE

O jornalista Fernando Brandão selecionou dez restaurantes, espalhados de norte a sul do País, que ao longo da última década receberam a visita do Presidente.

PUBLICIDADE

Entre as escolhas está a Praxis, em Coimbra. Como adianta o especialista, “neste espaço o Presidente é cliente frequente da casa e trata grande parte dos colaboradores pelo nome, passando sempre pela cozinha para cumprimentar o staff”.

Pedro Baptista, proprietário da Praxis, explicou ao Boa Cama Boa Mesa que “quando chega, sente-se em casa. Primeiro percorre as mesas para cumprimentar os clientes e tirar ‘selfies’, recolhendo-se depois para uma mesa mais discreta”. Nas primeiras visitas, recorda, “comia o ‘Bife da Vazia’, na opção ‘Cervejeiro’, com ovo estrelado e Arroz Carolino do Baixo Mondego”.

“Mais recentemente, pede a carne apenas grelhada. A refeição é habitualmente acompanhada por uma cerveja Topázio, a Cerveja de Coimbra, e termina com uma rodela de ananás”, revela Fernando Brandão.

A relação do Presidente com o restaurante também já deixou episódios curiosos. “Num jogo da Seleção Nacional, juntou-se a um grupo de uma Tuna feminina para ver o jogo”, lê-se na notícia do semanário, descrevendo a naturalidade com que costuma frequentar o espaço.

O Notícias de Coimbra confirma que o prato e a cerveja preferidos do Presidente da República: “É o bife da vazia à cervejeiro, com molho que leva um bocadinho de Onyx e um bocadinho de Âmbar (…) e a Topázio, que era já sua eleita nos tempos em que vinha a Coimbra.”

Facebook Praxis

Além da Praxis, o roteiro preparado pelo Boa Cama Boa Mesa inclui também outros restaurantes por todo o país: Tasca Galega, Tia Alice, Barril Avenida, Sol da Barra Terrace, Jackpot, Salsa & Coentros, Darwin’s Café, O Cruzamento, Sabores do Mar e Vale do Douro.

A lista revela alguns dos locais onde Marcelo Rebelo de Sousa foi sendo visto ao longo da última década — muitas vezes de forma informal, fiel ao estilo próximo que marcou a sua presidência.

PUBLICIDADE