Portugal

Morreu José Cunha-Vaz

Notícias de Coimbra | 13 minutos atrás em 21-01-2026

Faleceu o médico oftalmologista José Cunha-Vaz, M.D., Ph.D., presidente da Associação para a Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem (AIBILI).

José Cunha-Vaz era professor catedrático emérito de Oftalmologia da Universidade de Coimbra e editor honorário da Ophthalmic Research. Foi também coordenador da Secção de Retinopatia Diabética e de Doenças Vasculares do European Vision Institute Clinical Research Network (EVICR.net).

Ao longo da sua carreira, assumiu a direção do Departamento de Oftalmologia da Universidade de Coimbra em 1972 e, em 1979, foi convidado para os Estados Unidos como professor e diretor do Serviço de Retina da Universidade de Illinois, em Chicago. Regressou a Portugal em 1986 e, em 1994, fundou o Instituto Biomédico de Investigação em Luz e Imagem (IBILI) e a AIBILI, dedicada à investigação clínica.

PUBLICIDADE

Autor de mais de 500 artigos científicos e livros, José Cunha-Vaz foi membro da Academia Ophthalmologica Internationalis desde 1994 e membro fundador da Academia Europeia de Oftalmologia em 2004. Recebeu diversos prémios nacionais e internacionais, incluindo o Prémio BIAL for Clinical Medicine (2012), o Prémio Nacional de Saúde (2014) e várias medalhas de ouro de sociedades europeias de oftalmologia.

Foi ainda agraciado com as Ordens de Mérito e a Ordem do Infante D. Henrique.

O legado do Prof. Cunha-Vaz é marcado pelo pioneirismo na investigação da visão e pela dedicação à oftalmologia clínica e científica, tendo contribuído de forma decisiva para o desenvolvimento da retinopatia diabética e das doenças vasculares da retina em Portugal e internacionalmente.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE