Primeira Página

“Olha o Peixinho” no Alma Shopping

António Alves | 3 horas atrás em 21-01-2026

O Piso 1 do Alma Shopping, em Coimbra, acolhe a exposição de cartoons do concurso “Santo António em Coimbra” promovido pela Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais.

Mais de uma centena de cartoons vão estar expostos entre 26 de janeiro e 9 de fevereiro no Piso 1 do Alma Shopping em Coimbra. Trata-se de metade das caricaturas apresentadas ao concurso “Santo António em Coimbra” promovido pela Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais.

Uma ideia apresentada pelo cartoonista José Augusto Gomes à autarquia e que surpreendeu os responsáveis pelo elevado número de cartoons enviados. Ao todo, foram mais de duas centenas de trabalhos de mais de uma centena de autores em representação de 37 países de todo o Mundo.

PUBLICIDADE

Clique nas imagens e veja quem esteve presente na apresentação da exposição

Uma objetivo que, de acordo com o presidente Francisco Rodeiro, significa “que a figura de Santo António mereceu por parte de muitos cartoonistas uma atenção especial e naturalmente uma investigação sobre quem foi Santo António, essa figura do santo que é padroeiro da freguesia de Santo António dos Olivais”.

Segundo o autarca, “esta associação de Santo António a Coimbra foi importante para nós, aliás, um critério decisivo, como forma também de projetarmos a figura de Santo António e associá-la à freguesia de Santo António de Olivais e a Coimbra, ao município de Coimbra, ao concelho de Coimbra”.

Veja o Direto NDC com Francisco Rodeiro

A ideia partiu do cartoonista conimbricense José Augusto Gomes. Um dos responsáveis da página “Movimento de Humor” explicou que a ideia nasceu num concurso realizado em Lisboa e onde os cartoonistas foram desafiados a fazer um desenho sobre Santo António de Lisboa.

“E eu pensei, bom, o Santo António é de Coimbra, porque realmente ele nasceu em Coimbra. Nasceu como santo em Coimbra. Portanto, aqui ele teve o nome de António, porque o Fernando nasceu em Lisboa e o António nasceu em Coimbra. Então eu pensei, não, mas isto é um bocadinho injusto. Vamos derrubar aqui a nossa ideia. É um bocadinho injusto, mas tem que ser falado”, afirmou.

O cartoonista lembrou ainda a conversa com o presidente da junta onde lembrou que a sua “pena mordaz” na página Movimento de Humor poderia não ser bem vista para o público, mas “a postura do Dr. Rodeiro, como Presidente da Junta, foi considerar que as coisas estão separadas”.

“O cartoon, em si, tem que ter liberdade de expressão, o cartoonista deve ter a liberdade de expressão para emitir a sua opinião, independentemente de estar ou não estar de acordo”, frisou.

Veja o Direto NDC com José Augusto Gomes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE