Crimes

Idoso acusado de torturar cachorros em Cantanhede

Notícias de Coimbra | 3 horas atrás em 21-01-2026

Um homem de 81 anos está a ser julgado no Tribunal de Cantanhede por alegadamente ter matado três cães por enforcamento, num caso que chocou a população.

Os factos remontam a maio de 2024 e ocorreram na zona de Taboeira, no concelho de Cantanhede.

Segundo o Correio da Manhã, o arguido, que reside naquela localidade, não prestou declarações em tribunal. Para o Ministério Público, o idoso terá atuado com especial perversidade, defendendo a aplicação de uma pena de multa.

PUBLICIDADE

Em audiência foi ouvida a mulher que denunciou a situação às autoridades, no dia 3 de maio. A testemunha explicou que a sua mãe tinha planeado levar os cachorros para um canil precisamente nesse dia, o que acabou por não acontecer.

Apesar de admitir que não presenciou diretamente o momento em que os animais foram mortos, a mulher contou ter visto o arguido dirigir-se para a zona onde se encontrava a cadela, transportando um pau. Pouco tempo depois, afirmou tê-lo visto com um dos cachorros já sem vida.

Após a saída do homem do local, a testemunha encontrou os três cachorros enforcados e alertou de imediato a GNR. De acordo com o Correio da Manhã, um militar da Guarda Nacional Republicana confirmou em tribunal que, na altura dos factos, o idoso admitiu ter matado os animais, justificando o ato com o facto de não ter quem ficasse com eles.

O homem responde por três crimes de morte e maus-tratos a animal de companhia. A acusação sustenta que terá colocado uma corda de nylon à volta do pescoço dos cachorros, suspendendo-os até à asfixia. Os animais tinham entre três e quatro semanas de vida e eram filhos de uma cadela de raça Pitbull Terrier que se encontrava aos cuidados do arguido.

Nas alegações finais, o advogado de defesa, Vítor Gaspar, pediu a absolvição do arguido, alegando a inexistência de provas. O advogado sublinhou ainda que várias testemunhas referiram que o homem “era amigo dos animais”, afirmando que sempre teve cães e que os tratava bem.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE