Região

Miranda do Corvo reforça apoio aos Bombeiros Voluntários

Notícias de Coimbra | 5 minutos atrás em 21-11-2025

A Câmara Municipal de Miranda do Corvo decidiu avançar com um conjunto reforçado de apoios aos Bombeiros Voluntários, sublinhando a importância vital desta corporação na proteção do território e no serviço às populações e o empenho da autarquia em valorizar a instituição.

Entre as principais medidas definidas pelo executivo de José Miguel Ramos Ferreira estão o aumento do subsídio das Equipas de Intervenção Permanente (EIP), em valor proporcional ao crescimento dos salários, o apoio direto à aquisição de um novo Veículo Tanque Tático Florestal (VTFF), no montante de até 166.500 euros, bem como a manutenção do subsídio mensal de funcionamento, de 7.000 euros/mês e do apoio dedicado ao combate à vespa asiática, que no ano de 2024 foi de 1.700 euros.

O executivo municipal, liderado por José Miguel Ramos Ferreira, entende que a resposta dos Bombeiros Voluntários a incêndios, acidentes graves e catástrofes, assim como no combate a ameaças emergentes como a proliferação da vespa asiática, é absolutamente essencial.

PUBLICIDADE

O reforço do subsídio às EIP, atualizado ao valor dos salários a vigorar em 2026, garante não só condições dignas para os operacionais, mas também assegura a sustentabilidade e qualidade do serviço prestado à população.

A autarquia mantém assim o compromisso contínuo de assegurar o apoio ao funcionamento regular da associação humanitária e um investimento estratégico para a estabilidade financeira da instituição. A comparticipação municipal na compra do VTFF representa um salto qualitativo na capacidade de resposta a incêndios florestais, consolidando Miranda do Corvo como exemplo na preparação e resiliência face a estas ocorrências.

De igual forma, a aposta na luta contra a vespa asiática, traduz uma estratégia preventiva amadurecida, envolvendo recursos técnicos e humanos que protegem a saúde pública e os ecossistemas do concelho. Com estas decisões, Miranda do Corvo valoriza a dedicação dos seus bombeiros e reforça o sentido de segurança no território.

O Município reitera que estas decisões traduzem não apenas um gesto de proximidade institucional, mas uma aposta na segurança dos habitantes do Concelho.

Ao consolidar o apoio aos Bombeiros Voluntários, a autarquia renova o seu compromisso com a coesão social, a valorização do voluntariado e a promoção da qualidade de vida para todos os munícipes, tornando o concelho um exemplo de solidariedade e desenvolvimento sustentado.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE