O Brigadeiro-General Pedro Miguel do Vale Cruz tomou hoje posse como Comandante da Brigada de Intervenção (BrigInt), em cerimónia realizada no Quartel-General da Brigada, em Coimbra, presidida pelo Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército, Tenente-General Paulo Emanuel Maia Pereira.
Sediada em Coimbra, a BrigInt é uma das principais Grandes Unidades do Exército Português, vocacionada para a resposta rápida em missões no território nacional e em operações internacionais. Dispõe como principal vetor de combate da VBR Pandur II 8×8 e integra unidades de Infantaria, Cavalaria, Artilharia e Engenharia. Com forças distribuídas por várias regiões, de Chaves a Vendas Novas, assegura ampla cobertura operacional e mantém capacidades em prontidão para a Força de Reação Imediata, o EU Battlegroup 25-2/26-1 e o NATO Force Model, contribuindo ainda para missões sob a égide da ONU, NATO, União Europeia e da Cooperação no Domínio da Defesa.
Pedro Miguel do Vale Cruz, 55 anos, natural de Viseu, conta 37 anos de serviço e foi promovido a Brigadeiro-General em 6 de outubro de 2025. Oficial de Infantaria pela Academia Militar, é Mestre em Estudos da Paz e da Guerra pela Universidade Autónoma de Lisboa. Frequentou, entre outros, os Cursos de Operações Especiais, Paraquedismo Militar e Estado-Maior.
PUBLICIDADE
Desempenhou funções no Regimento de Infantaria n.º 14, no Centro de Instrução de Operações Especiais, no Instituto de Estudos Superiores Militares e na Presidência da República, onde foi Ajudante de Campo e Assessor Militar de Sua Excelência o Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas.
Foi ainda Comandante do Regimento de Infantaria n.º 13 e Chefe da Divisão de Inovação e Doutrina do Estado-Maior do Exército.
PUBLICIDADE
