Coimbra

Núcleos “com prejuízo”! Polo 2 encerra bancas da Festa das Latas em protesto

Notícias de Coimbra | 2 horas atrás em 04-10-2025

As barracas dos núcleos estudantis do Polo 2 voltaram a abrir na terceira noite da Festa das Latas 2025, depois de um encerramento simbólico na noite anterior em protesto contra a desmobilização de público para fora da tenda principal, onde se concentram os bares dos estudantes.

Gustavo Alves, presidente do Núcleo de Estudantes de Informática da Associação Académica de Coimbra, explicou ao Notícias de Coimbra que a decisão de encerrar as bancas na segunda noite surgiu após a primeira noite ter deixado os núcleos “com prejuízo”. Segundo o dirigente, a atuação de DJs fora da tenda principal levou a uma saída massiva de público, deixando o espaço praticamente vazio após o concerto principal.

“A partir das duas, três da manhã, todas as pessoas foram direcionadas para o DJ fora da tenda. Isso deixou a imagem de uma tenda vazia, algo muito mau para os caloiros no seu primeiro contacto com a festa”, afirmou Gustavo. “Dois núcleos chegaram mesmo a registar prejuízo.”

PUBLICIDADE

O descontentamento dos núcleos levou à emissão de uma nota de repúdio e a uma reunião com a Comissão Organizadora da Festa das Latas. Apesar das conversas, não foi alcançada uma solução considerada satisfatória. “Houve sugestões, mas nenhuma que realmente resolvesse o problema do consumo e da movimentação de público”, referiu o presidente.

Ainda assim, as bancas reabriram na terceira noite, desta vez sem concorrência direta do palco secundário, numa tentativa de recuperar o ambiente e marcar posição. “Foi uma noite positiva, com a tenda cheia, o que ajudou a reforçar a nossa reivindicação”, disse Gustavo.

As bancas continuarão abertas durante as próximas noites da Festa das Latas 2025, com a expectativa de que o fluxo de público se mantenha e que os estudantes possam reverter os prejuízos das primeiras noites.

Veja o direto do Notícias de Coimbra:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE