Coimbra
Consegue resistir? Estão à sua espera na Mostra de Doçaria Conventual e Contemporânea de Coimbra (com vídeos)

Se anda à procura de doces e licores então dirija-se ao Convento São Francisco em Coimbra até amanhã, 5 de março, porque é lá que vão estar perto de 40 expositores que lhe vão proporcionar viagens de sabores com doces de Coimbra e de todo o país!
A Sala D. Afonso Henriques no Convento São Francisco acolhe, de 4 a 5 de março, a XII Mostra de Doçaria Conventual e Contemporânea de Coimbra. Um evento que promove as dinâmicas entre o património imaterial e o material, bem como o diálogo com diversas formas de arte, conhecimento e entretenimento. Para José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, “todas as pessoas que venham ficam deslumbradas pela beleza e características da sala, com a acústica. É um património valiosíssimo que Coimbra tem.” Não esquecendo que “é mais um fator que mostra o porquê dos italianos dizerem que Coimbra é a Florença portuguesa: temos um património riquíssimo, inigualável no país onde cada pedra de Coimbra tem uma história, por isso somos a primeira capital de Portugal”, afirmou.
PUBLICIDADE
São 37 expositores doceiros. Consegue imaginar provar tantos doces? E não se esqueça do expositor internacional, de Santiago de Compostela, cidade geminada com Coimbra. O presidente da autarquia conimbricense refere que um dos objetivos da mostra doceira passa por internacionalizá-la, “por isso foi convidada a cidade germinada com Coimbra e com lugar de destaque logo à entrada.”
Hoje, o programa ficou ao encargo da Associação de Doceiros de Coimbra (ADOC) e a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (EHTC) onde lançaram o convite para ir “Do convento para o Bar” para uma “Harmonização de doces conventuais com cocktails” para testar que “Os Doces Também se Bebem”, atividades dinamizadas pelos chef’s Eduardo Vicente, Luís Gomes e Paulo Queirós e apresentados por Catarina Camacho.
Atividade que surpreendeu com o nascimento de um cocktail dedicado à cidade – “O Conventual“. Os responsáveis são os chef’s Eduardo Vicente e Luís Gomes que o confeccionaram e explicaram que “qualquer um pode fazê-lo em casa.”
O programa deste sábado contou, ainda, com o “Coro das Freiráticas”, apresentado pela Cooperativa Bonifrates, que apresentou a leitura de um texto que evoca os outeiros conventuais – doce inspiração a partir de uma história jocosa do século XVIII, “Suplício dos doces”. Ainda no dia 4, numa incursão pelo património doceiro coimbrão, em “Doces da Casa”, a ADOC levou a cabo o workshop dedicado ao tema “Coimbra, Pátria das Arrufadas”. A fechar o programa deste dia, António Ataíde apresentou um espetáculo inédito de Canção de Coimbra, na Capela da Venerável Ordem Terceira.
No que diz respeito à mudança de localização, uma vez que o evento se realizava nas instalações do Quartel General (Convento Sant’Ana), o presidente explicou que as razões passam pela antecipação da data. “Agradecemos a disponibilização, durante alguns anos, das instalações, os claustros são magníficos, ambiente lindo, mas como antecipámos a Mostra para época de inverno, o risco de haver um tempo menos convidativo era maior e aqui estamos mais protegidos do tempo”, mas também “a acessibilidade, pois há estacionamento inesgotável e gratuito.”
Bem no coração da cidade, vão estar no evento o Café Santa Cruz, a Casa de Chá Doce Meu, o Cordel Maneirista, a Confeitaria Moeda / Brasileira, Lágrima do Mondego, a Tertúlia dos Sabores e as pastelarias Briosa, Arco Íris, Moinho Velho, Tamoeiro, Vasco da Gama, Tosta Rica, Vénus e Visconde. Nos concelhos à volta de Coimbra, os visitantes poderão saborear os doces da Associação Gastronomia Figueira com Sol e Mar (Figueira da Foz), o Bolo de Ançã – Avó Madalena, a Queijadinha de Pereira, a Cafetaria D. Sesnando de Tentúgal e o Mosteiro de Lorvão.
Da região Centro vai poder contar com a Abadia de Alcobaça, a Casa do Pão-de-Ló de Alfeizerão e a Casa dos Doces Conventuais também do concelho alcobacense, a Casa das Festas (Ovar), a Delícias do Castelo (Santa Maria da Feira), a Doçaria Ponto Rebuçado e Demaria Doçaria de Leiria, a Douro’s Flavours (Lamego) e a Pastelaria Latina (Aveiro).
Existem doceiros participantes, fora da região Centro. Do Norte, vem a Brisadoce (Amarante), os Rebuçados da Régua, o Pão de Ló de Margaride (Felgueiras) e a Casa do Bolinhol (Caldas de Vizela). Patentes no evento vão estar de igual forma a Pastelaria Templária de Tomar e Santiago de Compostela.
Mais a sul, participa a Confeitaria Conventus (Évora), a Doçaria do Sul (Silves) e a Doçaria Paula Rosa de Reguengos de Monsaraz. Tudo isto poderá ser comprovado pelos visitantes ao saborearem especialidades como: pão de ló de Ovar, papos d´anjo, fatias de Tomar, cavacas, trouxas de ovos; cornucópias; toucinho do céu; bolo real de São Bernardo, queijinhos do céu, fogaça e muito mais.
A iniciativa parte da colaboração entre a Câmara Municipal de Coimbra, a Associação de Doceiros de Coimbra (ADOC), a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (EHTC), o Café-Concerto e a Ordem Terceira.
Entre as 14:00 e as 22:00 de sábado e entre as 10:00 e as 19:00 de domingo, visite o Convento São Francisco para conhecer e degustar de vários doces da região de Coimbra. Não custa nada, a entrada é livre.
Depois dos vídeos, pode consultar o programa do evento.
Veja o vídeo do NDC:
Veja o vídeo do NDC:
Veja o vídeo do NDC:
Veja o vídeo do NDC:
Veja o vídeo do NDC:
Veja o vídeo do NDC:
Veja o vídeo do NDC:
Veja o vídeo do NDC:
Veja o vídeo do NDC:
Veja o vídeo do NDC:
Veja o vídeo do NDC:
Veja o vídeo do NDC:
Programa:
Sábado, 4 de março
14h00 | Abertura Oficial
15h00 | Do convento para o Bar (EHTC e ADOC)
Harmonização de doces conventuais com cocktails
Chefs: Eduardo Vicente e Luís Gomes (EHTC) e Paulo Queirós (ADOC)
Host: Catarina Camacho
16h00 | Os Doces Também se Bebem (EHTC)
Chefs: Eduardo Vicente e Luís Gomes
17h00 | Coro das Freiráticas
Cooperativa Bonifrates
18h30 | Doces da Casa (ADOC)
Workshop: Coimbra, Pátria das Arrufadas
21h00 | António Ataíde
Canção de Coimbra
Domingo, 5 de março
10h00 | Abertura ao público
11h00 | Doces da Casa (ADOC)
Workshop: Uma Rosa para a Rainha
14h00 | Os Doces Também se Bebem (EHTC)
Chefs: Eduardo Vicente e Luís Gomes
15h00 | Comer com os Olhos
Tertúlia com degustação: Guida Cândido, Paulo Queirós (Cordel Maneirista)
Host: Catarina Camacho
17h00 | A Poesia é para Comer
Recital de Poesia: Pedro Lamares
18h00 | Guitarrinhos do Mondego
Mus.Mus.CBR (Associação Cultural Museu da Música de Coimbra)
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE