Carteira

Conimbricense diz que não vai haver rutura de produtos nos supermercados  

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 22-03-2022

O diretor-geral da APED, o conimbricense Gonçalo Lobo Xavier, assegurou hoje que não vai haver rutura de produtos nos supermercados, sinalizando, contudo, que perante a atual conjuntura, o aumento de custos vai ter consequências no rendimento das famílias.

PUBLICIDADE

Intervindo na conferência anual da Associação de Instituições de Crédito Especializado (ASFAC), Gonçalo Lobo Xavier começou por sublinhar que “não é preciso ir a correr para os supermercados” fazer compras porque “não vai haver rutura de produtos”.

O diretor-geral Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED)referiu, por outro lado, que o aumento dos custos (potenciado pelo aumento do preço das matérias-primas, da fatura energética ou pela disrupção das cadeias de distribuição) vai ter implicação no preço pago pelos consumidores e consequentemente no rendimento das famílias.

PUBLICIDADE

“No preço dos bens alimentares o aumento médio (…) vai ser da ordem dos 30% e com isso não há eficiência, logística, esmagamento de margens que suporte”, referiu o diretor-geral da APED, acrescentando que “isso vai ter consequências no rendimento as famílias e isso vai ser um desafio enorme que vamos ter, seja no digital seja nas lojas [físicas]”.

Também João Vieira Lopes, presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) assinalou a situação de “tempestade perfeita” que se está a viver, apontando a subida da inflação – mais estrutural do que inicialmente se pensava –, a tendência de subida das taxas de juro e os problemas com as cadeias de abastecimento que vieram com a pandemia e que a guerra na Ucrânia veio acentuar, a par da escalada dos preços da energia e matérias-primas.

PUBLICIDADE

publicidade

Perante este contexto, “a nossa expectativa não é muito otimista quanto ao consumo”, disse, acreditando que “vai haver uma retração ao consumo” e alertando ser “impossível” neste momento o tecido empresarial acompanhar o crescimento da inflação com crescimentos salariais.

João Vieira Lopes que, com Gonçalo Lobo Xavier e o secretário-geral da ACAP, Hélder Pedro, participava num painel subordinado ao tema “Evolução e impacto da pandemia decovid-19 no crédito no ponto de venda, perspetivas futuras, reflexo na intermediação de crédito” alertou ainda para a probabilidade de haver espaço “para alguma instabilidade social” à semelhança do que já se começou a verificar em Espanha.

Um risco intrínseco também sinalizado por Gonçalo Lobo Xavier devido à subida dos preços, mas com nada que “se pareça com falta de produtos”.

Perante o atual contexto, Hélder Pedro referiu a mudança que o setor automóvel tem vivido – com ausência de produto do lado da oferta – e o impacto e desafios que as metas para a descarbonização delineadas pela Comissão Europeia colocam.

A indústria, afirmou, adapta-se e é parte da solução, disse lamentando, porém, que ao contrário de outros países europeus, Portugal não tenha lançado novas medidas de estímulo à compra de veículos elétricos ou de abate aos veículos mais antigos.

A conferência anual da ASFAC, que está a decorrer em Lisboa, tem sobre tema geral “A nova normalidade e o crédito ao consumo”, sendo que uma das questões abordadas está relacionada com a nova diretiva do crédito ao consumo que uma vez aprovada terá de ser transposta pelos Estados-membros num prazo de 24 meses.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE