Polícias

Adiado julgamento de estudantes detidos pela PSP na Universidade de Coimbra

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 07-10-2021

Os dois estudantes que foram detidos pela PSP, por injúrias e ameaças a agentes, na madrugada do passado sábado, na zona da Universidade de Coimbra (UC) viram a apresentação ao juiz de instrução criminal, prevista para esta tarde no Palácio da Justiça, ser adiada pela ausência de um dos arguidos. Os jovens, de 24 anos, alegam que foram agredidos pela polícia. 

PUBLICIDADE

Os estudantes de Filosofia, ambos de 24 anos, vão responder por resistência, ameaças e coação a agentes da autoridade. Foram constituídos arguidos e deveriam ter sido presentes esta tarde a autoridade judicial competente para primeiro interrogatório, contudo a sessão foi adiada para o próximo dia 19 de outubro.

Conforme o Notícias de Coimbra (NDC) informou, agentes da PSP de Coimbra e um grupo de 10 estudantes universitários envolveram-se em desacatos por volta das 03:30 de sábado. A polícia fez dois detidos por injúrias e ameaças, dando conta que um dos estudantes agiu “de forma agressiva” e que durante o transporte para a esquadra e “já no interior das instalações policiais, manteve a mesma postura agressiva e conduta imprópria com ameaças e injúrias”.

PUBLICIDADE

Os estudantes refutam estas acusações e acusam a PSP  de “espancamento” e “uso excessivo de violência”. Ao NDC Pedro Costa, um estudante de Antropologia que estava no grupo, relata que um dos colegas foi “pontapeado na cabeça e nas costas” por cinco agentes “que tinham o dobro do tamanho dele”, além de agredido “com bastonadas no corpo inteiro e na cabeça” que lhe provocaram  “vários hematomas e feridas abertas”.

Pedro Costa alega que também foi “agredido com um bastão nas costelas quando tentava acalmar os ânimos” e fez queixa na PSP de Coimbra. Além disso, ele e outros elementos do grupo, formalizaram denúncias junta da Inspeção Geral da Administração Interna, que atua como entidade de controlo externo dos atos praticados por elementos das forças e serviços de segurança ou de outros organismos sob a tutela do Ministério da Administração Interna.

PUBLICIDADE

publicidade

Veja aqui o vídeo com a denúncia do estudante: 

Leia aqui as notícias sobre a detenção e a denúncia de um dos estudantes que diz ter sido agredido:

Estudantes ameaçam agentes da PSP na Universidade de Coimbra – Notícias de Coimbra (noticiasdecoimbra.pt)

Estudantes da Universidade de Coimbra dizem que foram espancados pela PSP – Notícias de Coimbra (noticiasdecoimbra.pt)

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE