Câmaras

Workshop-Formação Fab Lab Manager e Open Innovation em Penela

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 20-07-2014

No passado dia 17 de Julho, no edifício do Smartes – Casa das Indústrias Criativas (localizado na Rua da Misericórdia em Penela), o Município de Penela promoveu a 1.ª sessão do workshop de inovação e empreendedorismo (formação em open innovation e fab lab managers)com o intuito de preparar um grupo de pessoas para dinamizarem o Fab Lab Penela dentro do projecto Smart Rural Living Lab.

PUBLICIDADE

A 2.ª sessão deste workshop será realizada no dia 23 de Julho, quarta-feira no mesmo local. Esta formação conta com a presença do formador Pedro Reis, Co-Founder da empresa COlab.

O Município de Penela integrou o Projeto CREALAB – Rede de Living Labs Criativos do Espaço SUDOE, cofinanciado pelo Programa de Cooperação Territorial INTERREG IV B – (SUDOE).

PUBLICIDADE

O CREALAB é uma rede de territórios de experimentação, em ambiente de Living Lab, que visa desenvolver novos produtos e serviços, através da articulação com o setor criativo e os setores tradicionais. Para tal centra-se na criação e experimentação de um modelo de living lab a nível local/regional e na sua dinamização através de uma rede transnacional no espaço SUDOE de forma a ultrapassar as dificuldades de cooperação entre os diferentes atores estratégicos, nomeadamente empresas, centros de investigação, organismos públicos e utilizadores, numa lógica de inovação aberta.

Uma das componentes deste projeto consiste na implementação de 1 Laboratório Experimental com características distintas, que se materializa numa pequena infra-estrutura que servirá de base à constituição de uma rede de “Living Labs” regionais, na articulação do setor criativo com as indústrias tradicionais, através da oferta de serviços para a investigação, teste e desenvolvimento de projetos inovadores aos diferentes atores, não só a nível local, mas também ao nível da Rede Transnacional.

PUBLICIDADE

publicidade

Esta infraestrutura física está a ser implementada no espaço do Smartes e comportará ferramentas tecnológicas necessárias ao teste de novas soluções. Este laboratório terá como principal objetivo a imputação de inovação e criatividade, nos produtos e serviços que atualmente as principais indústrias tradicionais da região desenvolvem, mas também a geração de novos negócios que promovam a dinamização e diversificação da economia local e regional.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE