Carteira

Critérios para crédito pelos bancos voltam a apertar

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 20-04-2021

Os bancos vão continuar a apertar os critérios de concessão de crédito a empresas e a particulares, que serão “ligeiramente mais restritivos” devido à “maior perceção de riscos” associados às perspetivas económicas, revela hoje um inquérito do BdP.

PUBLICIDADE

Segundo a edição de abril do “Inquérito aos Bancos sobre o Mercado de Crédito” do Banco de Portugal (BdP), no primeiro trimestre de 2021 os critérios de concessão de crédito tornaram-se “ligeiramente mais restritivos no crédito a empresas, designadamente a PME [pequenas e médias empresas], e no crédito ao consumo e outros fins”.

Já no crédito à habitação ficaram “praticamente inalterados”.

PUBLICIDADE

Para o segundo trimestre deste ano, as expectativas apontam para “critérios de concessão de crédito ligeiramente mais restritivos no crédito a empresas e a particulares”.

Em causa está, no setor empresarial, a “maior perceção de riscos associados à situação e perspetivas de setores ou empresas específicos e, em menor grau, de riscos associados à situação e perspetivas económicas gerais e às garantias exigidas”, a par de uma “ligeira menor tolerância de riscos”.

PUBLICIDADE

publicidade

Já no caso do crédito ao consumo, na base das maiores restrições está uma “contribuição ligeira da perceção de riscos associados à situação e perspetivas económicas gerais”.

As conclusões do inquérito apontam que, no primeiro trimestre, se verificaram “condições mais restritivas no que respeita a garantias exigidas no crédito a empresas, em particular a PME e, em menor grau, ao montante do empréstimo no caso de grandes empresas”.

No crédito a particulares, os termos e condições dos empréstimos mantiveram-se “praticamente inalterados”.

Os bancos inquiridos reportaram uma “maior perceção de riscos na concessão de crédito a empresas e ao consumo” e uma “menor tolerância aos riscos na concessão de novos empréstimos a empresas”.

No que se refere à proporção de pedidos de empréstimo rejeitados, ficou “praticamente inalterada no crédito a empresas e para aquisição de habitação”, tendo registado um “ligeiro aumento no crédito ao consumo e outros fins”.

No primeiro trimestre, o BdP reporta que a procura de empréstimos por parte das empresas registou um “ligeiro aumento no caso das PME e em empréstimos de longo prazo” e uma “ligeira diminuição no caso das grandes empresas”.

Na base desta evolução esteve um “ligeiro aumento das necessidades de financiamento de existências e de fundo de maneio e das necessidades de financiamento para substituir a geração interna de fundos” e, em sentido contrário, uma “redução das necessidades de financiamento de investimento e de financiamento de fusões/aquisições e restruturação empresarial”.

No caso dos particulares, a procura registou um “ligeiro aumento”, impulsionada pelo “baixo nível das taxas de juro, sobretudo no segmento da habitação”.

Para o segundo trimestre de 2021, os bancos têm expectativas “muito heterogéneas” quanto à procura de crédito por parte das empresas, embora predomine a previsão de uma “ligeira diminuição”, enquanto as perspetivas relativamente à procura de crédito por parte dos particulares são de um “ligeiro aumento”.

O questionário que esteve na base do relatório hoje divulgado pelo BdP foi enviado aos bancos no dia 11 de março de 2021 e o envio das respostas ocorreu até ao dia 26 de março.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE