Universidade

Loulé atribui nome de Joaquim Romero Magalhães ao Arquivo Municipal

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 15-04-2021

No próximo dia 18 de abril, data de aniversário do Professor Joaquim Romero Magalhães, a Câmara Municipal de Loulé vai atribuir o nome de Joaquim Romero Magalhães ao Arquivo Municipal.

PUBLICIDADE

A cerimónia, com início às 11 horas, terá lugar no Arquivo Municipal e contará com a presença, para além do Presidente da Edilidade, de Álvaro Garrido, Diretor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e de Luísa Magalhães, viúva do Professor. Nesta ocasião será descerrada uma placa com o nome do falecido Professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Também neste mesmo dia será entregue o prémio de investigação Joaquim Romero de Magalhães, instituído pela Câmara Municipal de Loulé, através da revista Al-‘Ulià, editada pelo Arquivo Municipal que recebe agora o seu nome, que visa premiar trabalhos de investigação sobre o património histórico-cultural do Concelho de Loulé.

PUBLICIDADE

Este prémio, bienal, instituído em Novembro de 2018, quando a Revista Al-‘Ulià completava 25 anos de existência, foi criado para homenagear o Professor Joaquim Romero Magalhães, eminente historiador natural do Concelho de Loulé, um dos seus grandes impulsionadores da revista, que sempre contribuiu para a divulgação da documentação histórica do Arquivo Municipal de Loulé.

Segundo Álvaro Garrido, a atribuição do nome de Joaquim Romero Magalhães ao Arquivo Municipal de Loulé, um dos mais importantes do país, “é o reconhecimento de uma grande personalidade algarvia e da vida académica e cívica portuguesa, de um historiador muito culto e cuja influência irá perdurar na historiografia portuguesa e internacional”. Para a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde fez toda a sua vida académica e deu um contributo fundamental para a gestão da escola, “esta distinção tem um grande significado e é motivo de honra”, afirmou o Diretor da FEUC.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE