Câmaras

Penacova espera receber três mil visitantes no Festival da Lampreia

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 06-02-2014

A Câmara de Penacova, que promove o Festival da Lampreia no fim de semana de 21 a 23 de fevereiro, espera receber mais de três mil visitantes, disse hoje à agência Lusa fonte autárquica.

PUBLICIDADE

A iniciativa é organizada e dinamizada pelos 12 restaurantes que aderiram ao Festival da Lampreia, prevendo-se que sejam consumidas cerca de “um milhar de lampreias” nos três dias do festival, disse Humberto Oliveira, presidente da Câmara de Penacova.

O evento, que já conta com quase duas décadas de existência, “é um momento marcante” para o concelho, permitindo “uma maior visibilidade e promoção de Penacova” e um “desafogo aos agentes económicos do concelho”, nomeadamente a hotelaria e a restauração, numa altura em que estes apresentam faturações mais baixas, explicou o autarca.

PUBLICIDADE

Para além desse efeito direto, Humberto Oliveira frisou que o festival “reflete-se na economia associada” à lampreia, como os produtores de grelos, arroz e vinho – produtos presentes no prato da lampreia.

O festival surge a meio da época da apanha da lampreia, que decorre entre janeiro e abril, sendo que, de acordo com o presidente da Câmara de Penacova, já não se assiste a uma apanha tão intensa como “noutros tempos”.

PUBLICIDADE

publicidade

Com a ponte-açude, em Coimbra, a lampreia começou a ter dificuldade em completar a subida do rio Mondego, contou Humberto Oliveira, salientando que, apesar de se “ter criado uma escada de peixe” nessa mesma ponte há “outros açudes que dificultam o processo natural da desova” da lampreia.

Por esses fatores, a maior parte da lampreia que será consumida no festival é apanhada “em Montemor-o-Velho ou na Figueira da Foz”, sendo só possível apanhar lampreia em Penacova em março.

Humberto Oliveira avançou ainda que o município está a colaborar com um projeto da Universidade de Évora para facilitar a subida da lampreia ao longo do rio Mondego.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE