Deputados

Transladação de Salgueiro Maia para o Panteão aprovada por diversas figuras

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 22-01-2014

Manuel Alegre defendeu na terça-feira em Coimbra que a trasladação seria a “homenagem nunca prestada” ao “herói e símbolo do 25 de Abril Salgueiro Maia”. A sua proposta tem sido bem acolhida.

PUBLICIDADE

O presidente da Associação 25 de Abril defendeu hoje a trasladação do corpo de Salgueiro Maia para o panteão nacional, recordando que a associação já tentou lançar essa iniciativa, mas foi travada por inúmeras “dificuldades” e “burocracias”.

“Vejo bem a ideia. Nós já tivemos essa ideia, lançámos a ideia, mas as dificuldades foram tão grandes, as burocracias eram tantas, que nós decidimos não formalizar uma proposta concreta”, afirmou Vasco Lourenço aos jornalistas, à margem de um almoço na associação 25 de Abril, em Lisboa.

PUBLICIDADE

“Achámos também que não devem ser os militares de Abril a avançar com este tipo de propostas, deve ser a Nação portuguesa que, se considerar que o 25 de Abril deve estar no panteão, deve promover isso”, acrescentou Vasco Lourenço.

O presidente da Associação 25 de Abril considerou que deve ser “o poder” a promover a iniciativa, já que apenas existe, enquanto poder democrático, devido ao 25 de Abril, mas disse não esperar esse gesto do atual Governo.

PUBLICIDADE

publicidade

“É evidente que no atual poder não espero isso, o atual poder não tem nada a ver com o 25 de Abril, antes pelo contrário, tem feito tudo para procurar destruir o 25 de Abril, portanto, não estarão muito agradados em ser eles a tomar uma iniciativa dessa natureza”, argumentou.

Para Vasco Lourenço, assumir o 25 de Abril é também assumir que um seu representante deve estar no panteão nacional.

Entretanto, o pensador Eduardo Lourenço defendeu hoje que a trasladação de Salgueiro Maia para o panteão nacional pode representar naquele monumento o movimento do 25 de Abril.

“Não tenho nada contra. Se querem representar o 25 a por alguém que teve uma atitude que foi importante para o triunfo desse movimento, porque não? Estará lá melhor do que outros”, afirmou aos jornalistas Eduardo Lourenço.

Eduardo Lourenço falava aos jornalistas no final de um almoço-conferência na associação 25 de Abril, em Lisboa.

Já o líder parlamentar do Bloco de Esquerda (BE), Pedro Filipe Soares, disse hoje que o partido tem “toda a disponibilidade” para debater uma eventual transladação dos restos de mortais de Salgueiro Maia para o Panteão Nacional.

“Da parte do BE há toda a disponibilidade para o debate havendo uma proposta concreta sobre a mesa, o que ainda não existe”, disse aos jornalistas o bloquista em declarações no parlamento.

“É inquestionável o mérito de Salgueiro Maia. A muito lhe devemos a existência de um Portugal democrático e o fim da ditadura. Há no entanto uma discussão que se deve ter com base em propostas concretas”, frisou hoje o líder parlamentar do Bloco.

Pedro Filipe Soares falava depois de o histórico socialista Manuel Alegre ter apelado na terça-feira, em Coimbra, a todos os deputados para que aprovem a trasladação do corpo do capitão de Abril Salgueiro Maia para o Panteão Nacional, no âmbito do 40.º aniversário do 25 de Abril.

O histórico socialista Manuel Alegre apelou na terça-feira, em Coimbra, a todos os deputados para que aprovem a trasladação do corpo do capitão de Abril Salgueiro Maia para o Panteão Nacional, no âmbito do 40.º aniversário do 25 de Abril.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE