Saúde

99,7% das mulheres estão satisfeitas com participação no programa de rastreio da Liga Portuguesa Contra o Cancro (com vídeos)

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 16-03-2023

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC.LPCC) apresentou, esta quinta-feira, 16 de março, o resultado do estudo “Avaliação da perceção das utentes quanto à participação no Programa de Rastreio de Cancro da Mama”.

PUBLICIDADE

O estudo evidencia que 99,7% das mulheres estão satisfeitas com a participação no programa de rastreio, no entanto, cerca de 1/3 das mulheres considera que o medo de descobrir algo de errado pode ser uma barreira à participação neste programa.

O cancro da mama é um problema de saúde pública com elevada incidência e taxa de mortalidade, sobretudo na mulher. Em Portugal, estima-se que em 2020 tenham sido diagnosticados cerca de 7.000 novos casos e 1.800 mortes provocadas por este tipo de cancro (Globocan, 2023).

PUBLICIDADE

Para Vítor Rodrigues, presidente do NRC.LPCC, ” apesar dos números apresentados não serem maus, há um caminho a percorrer que passa, nomeadamente, pela sensibilização, no sentido destas mulheres terem cada vez menos medo”.

Veja os diretos NDC:

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE