Coimbra

9,8% da população do Centro tem Diabetes

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 22-06-2018

A prevalência da diabetes na região Centro encontra-se alinhada com a média nacional, que ronda os 9,8% da população diagnosticada entre os 18 e os 74 anos, disse hoje à agência Lusa o coordenador regional da doença.

PUBLICIDADE


“Estima-se que existam muito mais, entre 13,9% da população, mas há muito mais pessoas que serão diabéticas só que não estão diagnosticadas”, referiu Hélder Ferreira, que coordena o Programa Regional da Diabetes da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

Segundo o médico, que falava à agência Lusa na Lousã, à margem da sexta e última reunião de um ciclo de sessões para debater a diabetes no Centro, “esta região é, mesmo assim, a nível do país das que tem melhores indicadores de diabetes”.

PUBLICIDADE

Para Hélder Ferreira, que é também vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Diabetologia, para a obtenção de bons indicadores na doença contribuiu a criação, há cerca de 10/15 anos, das consultas individualizadas de diabetes nas unidades dos cuidados de saúde primários (centros de saúde).

De acordo com o especialista, a prevenção é a melhor arma para estancar o aumento exponencial da diabetes em Portugal, que é uma “doença transversal” e que já atinge mais de um milhão de portugueses.

PUBLICIDADE

publicidade

“Temos de atuar antes de aparecer diabetes ou, quando há situações diagnosticadas, diminuir as complicações. Por vezes, as pessoas desvalorizam a doença porque não dá sintomas, mas as suas complicações agudas ou tardias matam”, frisou o especialista.

As complicações agudas “podem matar no momento, como a hipoglicémia, em que a pessoa pode entrar em coma e falecer, mas felizmente são raras as mortes por estas situações atualmente”.

“O que é mais preocupante são complicações que aparecem ao fim de alguns anos de se ter a diabetes, como a cegueira, a insuficiência renal, os enfartes, AVC e a doença arterial periférica, que pode levar ao chamado síndrome do pé diabético, com amputações dos membros”, explicou Hélder Ferreira.

O coordenador do Programa da Diabetes da ARS do Centro salientou ainda que “os problemas cardiovasculares que surgem associados à diabetes representam 50% das causas de morte nos doentes com diabetes tipo 2 – e podem representar a perda de 12 anos de vida”.

“A pessoa com diabetes é, por norma, um paciente com multimorbilidade, o que implica polimedicação, com todos os benefícios e eventuais interações e efeitos secundários dos fármacos” disse o especialista, frisando que “muitos medicamentos são prescritos, dispensados ou vendidos de forma inadequada, levando à toma de forma incorreta e utilização de fármacos sem evidência científica”.

Promovida pela Sociedade de Diabetologia e ARSC, a formação de hoje é a última de um ciclo de seis reuniões e dirigiu-se aos profissionais de saúde das unidades de cuidados primários (médicos e enfermeiros) para debater e analisar “a aplicabilidade e a eficiência dos planos de saúde nacionais na área da diabetes, o tratamento em Portugal e o acesso à inovação, em particular no Centro do país”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE