Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Advogados

83% dos estagiários chumbaram no exame de admissão à Ordem dos Advogados

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 05-03-2023

83% dos advogados estagiários chumbaram na prova de agregação para a Ordem dos Advogados. 586 inscreveram-se, mas só 100 foram aprovados, tendo chumbado 486. A inscrição e realização de nova prova custa 1.500 euros.

PUBLICIDADE

O número mais gritante pertence aos conselhos regionais de Évora e Madeira onde a taxa de reprovação foi de 100% (o total de inscritos era muito baixo). Em Faro, chumbaram 94,7%, enquanto no Porto foram 83,8%, em Coimbra, 75%, em Lisboa foram 68,4%, e nos Açores, 62,5%, revela a SIC Notícias.

Só em 2025 é que os estagiários terão novo exame de admissão com a prova a custar 1.500 euros. O prazo para pedir a revisão das classificações da Prova Escrita de Agregação termina no dia 13 de março.

A bastonária dos Advogados, Fernanda de Almeida Pinheiro, explicou à SIC Notícias a elevada taxa de chumbos como um efeito da pandemia. “As aulas foram maioritariamente à distância, o que penalizou” os candidatos. A responsável garantiu que a OA “não tem interesse nenhum de afastar os jovens advogados”, mas que tem “obrigação” de assegurar a qualidade.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com