Carteira

73% dos portugueses permanecem apegados à propriedade de bens

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 30-05-2022

Apesar de a economia circular dar ênfase aos bens em segunda mão, a propriedade ainda tem futuro pela frente. De acordo com o estudo Barómetro Europeu do Consumo do Observador Cetelem 2022, 3 em cada 4 europeus continuam a declarar-se muito apegados à ideia de serem proprietários de bens. Em Portugal, 73% dos inquiridos estão também alinhados com esta ideia.

PUBLICIDADE

Numa perspetiva geracional, verifica-se que os entrevistados mais velhos valorizam mais a propriedade do que os mais jovens. Entre os vários países onde se realizou o inquérito, os suecos, os noruegueses e especialmente os eslovacos são os menos entusiasmados com a propriedade, enquanto os húngaros, búlgaros, italianos e romenos estão no extremo oposto da escala.

Independentemente da categoria do produto, os europeus preferem também comprar a alugar. No entanto, 36% dos entrevistados preferem alugar ou emprestar um livro e 33% um videojogo ou uma consola. 30% dos inquiridos também apreciam alugar equipamentos de bricolage, o que será uma escolha influenciada pelo facto de as pessoas tenderem a não utilizar estas ferramentas todos os dias. Em contraste, embora a compra de telemóveis recondicionados seja um segmento em rápido desenvolvimento, 92% dos europeus ainda preferem comprá-los novos. 

PUBLICIDADE

publicidade

As garantias oferecidas pelos retalhistas e pelas marcas desempenham um papel essencial no estabelecimento de relações de confiança com os consumidores. Uma confiança que, de certa forma, garante a sua fidelização e, consequentemente, a repetição de compras. Para 30% dos entrevistados, e uma proporção ainda maior entre os mais seniores, a falta de garantia é o principal motivo para não comprar produtos usados. Em seguida na lista vem o pensamento de comprar um produto que já foi usado por outra pessoa (26%), seguido do desejo de comprar algo novo (25%). Estes resultados parecem confirmar que os europeus continuam muito interessados em tudo o que é novo, no sentido mais amplo possível.

 

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE