Queremos demonstrar que o território fora dos centros urbanos é uma fonte de oportunidades. Vamos explorar o património histórico, natural, gastronómico e… as pessoas. Olhar para um território cheio de diversidade, de tradição e de encanto.

Apesar de estarmos no ambiente peculiar e restrito de aldeias, muitas vezes no interior do país, esse fator foi o fator decisivo nas histórias que queremos mostrar. Dois terços do nosso território são interior e espaços não urbanos e é sobre o papel que esse território tem na afirmação do país, que nos vamos debruçar.

Vamos escolher as pessoas, as vidas, as artes, a gastronomia, os produtos locais, os turismos, as energias renováveis como protagonistas da história que vamos contar.

Fique a saber que as candidaturas decorrem até 7 de março. Ainda pode tentar colocar a sua terrra no mapa. Pode ser umas das 49 selecionadas para aparecerem nas galas que vão ser transmitidas pela RTP 1.

Daniel Deusdado, director de programas da RTP, garante que as 7 Maravilhas são uma grande missão para o serviço público, que agora dá o melhor dia ao concurso, o domingo. A RTP está a tentar valores em cima das aldeias. O empenhamento é total, garante.

As aldeias vencedoras são apuradas através do voto telefónico. Existem 7 categorias de Aldeias: Mar, Ribeirinhas, Rurais, Remotas,  Autênticas e Áreas Protegidas. A final com as 7 aldeias mais votadas é a 7 de setembro. Até esse dia há 7 galas  em directo entre 9 de julho e 20 de agosto.

Ricardo Alves, na sua apresentação no lançamento destas 7 Maravilhas, lembrou que “a iniciativa altera o paradigma”. “Deixamos de ter uma visão das aldeias como um problema e passamos a vê-las como uma oportunidade”. salientou o líder do município arganilense, que concorre com 10 aldeias: Piódão, Benfeita, Cerdeira, Foz d’Égua, Mourísia, Pomares, Soito da Ruiva, Teixeira, Vale de Espinho e Vila Cova de Alva

Ouça toda a intervenção do Presidente de Câmara de Arganil:

Catarina Furtado e José Carlos Malato, muito bem dispostos, também usaram da palavra na cerimónia de lançamento destas 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias.

“Vai correr lindamente!”disse o rosto feminino das 7 Maravilhas que tem “sido muito feliz nas 7 Maravilhas”. “Fiquei muito mais rica”. “Vai correr lindamente!” A cara masculina citou Pedro Homem de Melo: É preciso subir ao povo. Vamos estar com as pessoas reais.

Ouça as intervenções dos dois rostos da RTP:

Eduardo Cabrita fez questão de mostrar a sua alegria por ter voltado ao Piódão. O Ministro Adjunto mostrou ainda o seu agrado pela iniciativa que valoriza estes “espaços de oportunidade da Serra do Açor aos Açores”.

Ouça a apresentação de Eduardo Cabrita: