Saúde

6 tipos de sapatos que dão cabo da saúde dos seus pés

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 10 meses atrás em 07-07-2023

Todos nós sabemos que os saltos altos não são propriamente amigos da saúde das pernas. Mas serão eles os únicos?

PUBLICIDADE

A verdade é que há alguns tipos de sapatos que não são de todo recomendados. Ninguém gosta de passar um dia inteiro desconfortável. Sapatos apertados e que não se adequam ao nosso pé podem causar dores, bolhas e outras feridas.

Por isso, o e-Konomista reuniu seis tipos de sapatos que deve evitar calçar:

PUBLICIDADE

1. Sapatos de bico fino: Não só deixam os pés apertados, como ainda fazem pressão nos dedos – acabando por poder causar danos a longo prazo.

2. Sabrinas: Pode até parecer estranho, mas as sabrinas e todo o calçado que é totalmente plano, pode fazer mal à sua saúde, prejudicando as pernas sobretudo. “Tal acontece porque o pé fica sem um suporte em arco que exerça pressão sobre a planta do pé. O resultado são as dores nas costas e nos joelhos e possivelmente pés inchados no final do dia. Se gosta de utilizar este tipo de sapatos saiba que não precisa de os deitar fora! Basta comprar uma palmilha ortopédica e fixá-la na posição dos pés”, refere o e-Konomista.

PUBLICIDADE

publicidade

3. Sapatos altos: Pode levar a entorses, dores nas costas e problemas nas unhas e nervos. Para além disto, o risco de se poderem vir a ganhar varizes no futuro é maior. O ideal é usar saltos até 7 centímetros no máximo. E não se esqueça de trocar de calçado se os seus pés começarem a doer muito, aconselha.

4. Sandálias e chinelos: Com o calor e dependendo do material de que são feitas, as sandálias ficam muitas vezes a raspar na pele, acabando por causar feridas. Outro aspeto é o facto de que o seu uso excessivo pode provocar o desalinhamento dos calcanhares e dos joelhos (porque os pés não ficam bem apoiados no chão).

5. Sapatilhas desportivas demasiado leves: São flexíveis demais (dependendo do modelo), e acabam por danificar a planta do pé. Em vez disso, opte por umas sapatilhas de desporto com mais firmeza.

6. Sapatos ou sapatilhas com plataforma: Todos os sapatos que tenham plataforma não são flexíveis e têm partes bastante duras nos pés. A verdade é que as nossas pernas exigem um calçado mais maleável de forma a que os pés consigam dobrar naturalmente à medida que caminha.

“Ora, as plataformas fazem precisamente o oposto: contrariam este movimento natural do pé por serem duras e rasas. Por isso já sabe, o mais indicado é não usar este tipo de sapatos com muita frequência e no caso de utilizar, faça-o por pouco tempo”, explica.

Apesar de existirem diversos modelos de sapatos disponíveis no mercado, o importante é conhecer bem os seus pés e o tipo de sapato com os quais eles se dão melhor.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE