Universidade

500 estudantes do ensino secundário vão descobrir como é estudar na Universidade de Coimbra

Notícias de Coimbra | 9 meses atrás em 21-07-2023

No próximo domingo, dia 23 de julho, 502 alunos do ensino secundário de vários pontos do país vão chegar à Universidade de Coimbra (UC) para descobrir como é ser estudante da UC durante uma semana. Na Universidade de Verão (UV), os participantes vão ter a oportunidade de contactar com várias áreas do saber, tendo também a possibilidade de participar em diversos workshops, atividades culturais, desportivas e de voluntariado, e num congresso júnior.

PUBLICIDADE

Em 2023, além do aumento do número de vagas (no ano passado a UV contou com 425 participantes), também o programa foi alargado. Há 20 workshops (em 2022 foram organizados 12), que complementam as várias atividades que decorrem no âmbito das 23 áreas do saber. Os workshops pretendem proporcionar uma formação complementar em áreas como bem-estar e saúde mental, literacia financeira, economia circular, fotografia ou escrita criativa.

Este ano, na noite de 25 de julho, vai decorrer uma nova atividade, intitulada Teatro de Sensibilização, uma iniciativa que pretende promover o voluntariado, reforçando a importância desta área social para uma sociedade mais inclusiva.

PUBLICIDADE

O Congresso Júnior, que integra pelo segundo ano consecutivo a programação da UV, vai acontecer na tarde de 27 de julho, entre as 14 e as 18 horas. Nesta atividade, os participantes vão apresentar os conhecimentos adquiridos durante a semana de atividades, procurando mostrar como é que a investigação em várias áreas do saber contribui ativamente para responder a desafios societais.

Nesta edição, vai ser também organizada uma tarde extra de atividades, no Campus da Universidade de Coimbra na Figueira da Foz, que vai decorrer a 28 de julho, a partir das 14h30. Os estudantes que se inscreveram também nesta atividade, vão ter a oportunidade de conhecer este novo espaço da Universidade de Coimbra, através do trabalho de investigação e de transferência de conhecimento que tem vindo a ser feito na área das ciências do mar e do ambiente.

PUBLICIDADE

publicidade

«A edição de 2023 da Universidade de Verão volta a mostrar a experiência única e transversal que é ser estudante da Universidade de Coimbra. Estudar na UC significa ter contacto diário com um ensino de excelência, com inovação, investigação e tradição. E significa, igualmente, ter uma grande proximidade com a cultura, o desporto e diversas causas, como a sustentabilidade ou o voluntariado, dimensões absolutamente fundamentais para nos tornarmos cidadãos conscientes e participativos», destaca o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.

«A Universidade de Verão é uma experiência que ficará na memória de todos os participantes que, durante uma semana, têm a oportunidade de conhecer a Universidade de Coimbra e a mais antiga associação de estudantes da Europa: a Associação Académica de Coimbra», afirma o Presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (AAC), João Pedro Caseiro.

O arranque da Universidade de Verão 2023 vai acontecer no próximo domingo, dia 23 de julho, pelas 19 horas, no Auditório da Reitoria da UC. A receção vai contar com a presença do Reitor da UC, Amílcar Falcão, da Vice-Reitora da UC para o Ensino e Atratividade, Cristina Albuquerque, e do Presidente da Direção-Geral da AAC, João Pedro Caseiro.

A edição de 2023 da Universidade de Verão conta com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência e do Santander Universidades. 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE