Saúde

5 razões pelas quais está sempre arrotar

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 10 meses atrás em 10-07-2023

Na China, por exemplo, um arroto mostra ao chef que gostou da comida e está saciado. Embora um arroto rápido possa muito bem ser o seu estômago a aplaudir a refeição, nem sempre é uma coisa boa.

PUBLICIDADE

Existem outras razões, como intolerâncias alimentares e ansiedade, que podem fazer com que o ar se acumule no seu estômago e depois dispare pela traqueia e saia pela boca.

Seja qual for a causa, é simplesmente como o corpo se livra do ar preso dentro do estômago, explica o chefe de gastroenterologia da UTHealth Houston ao HuffPost, Brooks Cash.

PUBLICIDADE

Aqui estão cinco razões pelas quais pode estar constantemente a arrotar e o que fazer:

Engoliu muito ar: Pode ocorrer quando fala, come ou bebe muito rápido, ou quando fuma. Além disso, algumas pessoas ansiosas engolem muito ar como uma espécie de hábito nervoso em resposta à ansiedade.

PUBLICIDADE

publicidade

Comeu ou bebeu certos alimentos ou bebidas: Em geral, alimentos ricos em carboidratos causam mais gases. De acordo com a Clínica Mayo, trata-se dos “feijões, ervilhas, lentilhas e repolho provocam gases”. E ainda as bebidas gaseificadas.

Ácidos no estômago: Os ácidos estomacais sobem pelo esófago, causando azia, dificuldade em engolir e dor no peito.

Distúrbios: São outra causa de arrotos , sendo o mais comum uma condição chamada gastroparesia, que prejudica os músculos e nervos do estômago e retarda a digestão. Como resultado, a comida fica no estômago por longos períodos de tempo, fazendo com que se sinta cheio depois de comer pequenas quantidades de comida e como se realmente precisasse de arrotar. “Se o estômago estiver cheio, esse excesso de pressão precisa de se libertar”, refere Lisa Ganjhu, gastroenterologista.

Intolerância alimentar: À lactose, ao glúten e má absorção de frutose. Com intolerâncias , o intestino não é capaz de decompor adequadamente certos alimentos e, portanto, a comida fica no estômago, sem ser digerida.

Isso pode levar a uma mistura de sintomas desconfortáveis, como dor abdominal e náusea e, é claro, mais gases e inchaço.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE