Saúde

Congresso Internacional de Saúde Familiar e Comunitária

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 12-05-2015

A saúde familiar e comunitária é o grande tema de um congresso internacional que a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) organiza, já nos dias 14 e 15 de maio, e ao qual associa a comemoração do “VII Encontro do Dia Internacional da Família”.

PUBLICIDADE

A saúde escolar, as famílias com jovens (riscos e desafios), as intervenções no âmbito das Unidades de Cuidados na Comunidade e a formação e investigação em Enfermagem de Família são alguns dos assuntos em debate neste encontro, cuja cerimónia de abertura está marcada para as 10h00 (do dia 14), no Polo A da ESEnfC (Avenida Bissaya Barreto, em Celas).

Mais de 400 pessoas estão já inscritas no “I Congresso Internacional de Saúde Familiar e Comunitária”, que tem por objetivos divulgar projetos e resultados de pesquisa nestas áreas de atuação, aproximando parceiros de diferentes países para refletirem sobre experiências profissionais.

PUBLICIDADE

Profissionais da Direção-Geral da Saúde, representantes da Ordem dos Enfermeiros e dos centros de saúde, professores de Enfermagem e médicos especialistas compõem a equipa de preletores nacionais e estrangeiros, provenientes de Espanha e do Brasil.

Os determinantes da saúde, a promoção da saúde, a educação para a saúde, a saúde familiar, as questões éticas e deontológicas, a intervenção comunitária, a saúde ocupacional e o envelhecimento ativo serão outras questões analisadas, através de comunicações livres.

PUBLICIDADE

publicidade

Após a sessão de abertura, caberá ao professor universitário e médico especialista em Psiquiatria, Jesus Cartelle (chefe do Serviço de Toxicodependência de Riviera, na região espanhola de Corunha), proferir a conferência “Intervenção comunitária multidimensional: uma experiência internacional”.

No dia 15 de maio, pelas 16h30, têm lugar as comemorações do “VII Encontro do Dia Internacional da Família” na ESEnfC, assinaladas com a comunicação “Autoeficácia do enfermeiro para o relacionamento com a família”, da responsabilidade da professora de Enfermagem da Universidade de São Paulo (Brasil), Margareth Ângelo.

«A saúde duma comunidade resulta do seu desenvolvimento, ou seja, são as comunidades que, por sua iniciativa, responsabilidade e controlo dos serviços e organizações podem melhorar as respetivas condições de saúde», considera a Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem de Saúde Públia, Familiar e Comunitária, da ESEnfC, que organiza o evento.

Mais informações sobre o programa do Congresso podem ser obtidas no sítio do evento na Internet, emwww.esenfc.pt/event/congressosfc.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE