Região

330 mil para remodelar rede de abastecimento de água na Tocha

Notícias de Coimbra | 2 meses atrás em 16-02-2024

O Executivo Municipal de Cantanhede aprovou o projeto relativo à 3.ª fase da remodelação da rede de abastecimento de água e ramais da Zona de Medição e Controlo da Tocha. A empreitada tem um custo estimado de 330 mil euros acrescidos de IVA e um prazo de execução de 270 dias seguidos. 

PUBLICIDADE

Nesta fase, é projetada a intervenção nas Berlengas e Rua de Arazede (antiga EN 335-1), na Tocha, numa lógica de substituição de tubagens deterioradas.

A necessidade de avançar com esta empreitada decorre da preocupação da INOVA-EM de reabilitar a rede de distribuição de água que tem a seu cargo, nas situações em que, quer pela idade, quer pela constituição, quer ainda pelo desempenho, as tubagens não oferecem condições estruturais, hidráulicas e de garantia da qualidade da água consentâneas com o nível de serviço superior que pretende manter. 

PUBLICIDADE

“Estamos a dar mais um passo na melhoria das redes de saneamento e água e, consequentemente, na qualidade de vida das populações. Esta meta é especialmente exigente num concelho com a dimensão territorial de Cantanhede, de 400 quilómetros quadrados”, refere o presidente do Conselho de Administração da INOVA-EM, Pedro Cardoso.

Os principais trabalhos a realizar neste projeto centram-se na substituição de condutas e dos respetivos ramais existentes, com desativação do sistema existente; substituição de bocas-de-incêndio por marcos de incêndio na área de influência da intervenção, com desativação das bocas-de-incêndio existentes; e colocação de válvulas para setorizar a rede distribuição, minimizando clientes afetados por ocasião de roturas, com a vantagem de se diminuírem os volumes de água desperdiçada com operações de limpeza e expulsão de ar no restabelecimento do fornecimento de água após a reparação de roturas.

PUBLICIDADE

publicidade

A execução desta obra insere-se na estratégia definida pelo Plano de Gestão Patrimonial de Infraestruturas com vista ao aumento da eficiência da rede de abastecimento, que consta do Plano Plurianual de Investimentos Previsional 2023-2026, cujo investimento ascende a 12,5 milhões de euros.

No âmbito deste Plano já se concretizaram investimentos na remodelação da conduta elevatória Fervença-Lemede e da rede de abastecimento de água na Rua Marquês de Pombal, na remodelação da rede de saneamento de águas residuais domésticas em Vilamar e Corticeiro de Cima ou na aquisição de equipamentos de deposição de resíduos urbanos e biorresíduos.

O Plano prevê ainda a remodelação e beneficiação da Central da Fervença (2.ª fase), remodelação dos reservatórios do concelho, ampliação do sistema de telemetria, assim como a remodelação da rede de saneamento de águas residuais domésticas em Póvoa da Lomba, Febres e Vilamar e Corticeiro de Cima (2.ª fase), entre outras intervenções, informa a autarquia.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE