Coimbra

300 mil euros para Medicina Dentária da UC

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 31-03-2017

 

PUBLICIDADE

Na próxima segunda-feira, dia 3 de abril, a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) vai inaugurar novos equipamentos para as clínicas de Medicina Dentária e Ortodontia. A cerimónia tem lugar, pelas 12 horas, no Polo de Celas da FMUC.

unnamed (2)

PUBLICIDADE

Trata-se de um investimento total de 315 mil euros, sendo o maior volume alocado à renovação de 20 equipamentos dentários, que constituem duas das três clínicas da área da Medicina Dentária.

As novas tecnologias foram também um dos objetivos deste investimento, como é o exemplo de uma câmara intraoral policromática que permite adquirir imagens reais a três dimensões de ambas as arcadas dentárias, com software conjugado que possibilita, entre outros, o desenho da reabilitação protética a ser fresada em laboratório. É a primeira instituição pública de ensino da Medicina Dentária a usufruir deste tipo de equipamento.

PUBLICIDADE

publicidade

Foi igualmente adquirido um microscópio para prática clínica de Medicina Dentária, que permite microfocagem e ampliação até 40 vezes, com uma câmara de vídeo integrada para filmagem ou fotografia, ferramenta essencial no ensino pré-graduado e pós-graduado de algumas especialidades de medicina dentária.

O investimento inclui também uma série de outros equipamentos de menor valor que, no seu conjunto, vão possibilitar a oferta de formação avançada a médicos dentistas através de cursos de pós-graduação e cursos de curta duração.

Segundo o Diretor da Faculdade, Duarte Nuno Vieira, a instalação destes novos equipamentos na Medicina Dentária e Ortodontia representam «um nível de esforço que esperamos possa ter continuidade nos próximos anos, para que tudo o que está à disposição dos docentes de medicina dentária possa sofrer uma renovação profunda».

Por seu lado, a Coordenadora da Medicina Dentária da FMUC, Isabel Poiares Batista, afirma que o investimento é «uma mais-valia inequívoca para a nossa casa», explicando que na clínica onde «normalmente são efetuadas as primeiras consultas, algumas aulas de pré-graduação e aulas clínicas dos cursos de pós-graduação, os equipamentos tinham mais de 25 anos».

Agora, com os novos equipamentos, vai ser possível «facilitar e capacitar o aumento de oferta na prestação de serviços à comunidade e ter outro tipo de acesso a tratamentos altamente diferenciados», realça a responsável.

A Medicina Dentária e a sua especialidade de Ortodontia são áreas que, na UC, se destacam em duas vertentes: académica e clínica. O Coordenador da Pós-graduação de Ortodontia da FMUC, Francisco do Vale, salienta o facto de «esta Pós-Graduação ter os seus cursos reconhecidos pela Ordem dos Médicos Dentistas, permitindo que os seus alunos tenham acesso ao título de especialista em ortodontia, que é também reconhecido em todo o espaço europeu».

«Este investimento é uma clara aposta noutra vertente fundamental desta pós-graduação, que é a prestação de cuidados de saúde altamente especializados à comunidade. A clínica da Pós-graduação em ortodontia tem em tratamento mais de 800 pacientes com dismorfias craniofaciais, provenientes de todo o país continental e ilhas, que são consultados com periodicidade mensal», conclui.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE