Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

3 milhões bem enterrados a seguir à casa do Presidente da Câmara

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 13-07-2016

Quando vimos uma viatura do Correio da Manhã estacionada à porta dos Paços do Concelho de Coimbra pensamos logo que devia estar para acontecer alguma desgraça.

PUBLICIDADE

Prevendo que a ocorrência ainda não tivesse tivesse ocorrido, pois o CM é sempre o primeiro a chegar, entramos no eventual local do crime, onde até podia estar o alegado autor do dito.

Ao chegarmos ao Salão Nobre do Município de Coimbra deparamos-nos com um cenário nunca visto em tão distinto local.

PUBLICIDADE

publicidade
Onde fica?

Onde fica?

O/A CMTV estava a filmar uma mapa  de Casal do Lobo, Cova do Ouro, Dianteiro, Carapinheira e Serra da Rocha! É verdade! A televisão do jornal vai além do fim da rua da redacção. Segue o exemplo do diário que lidera as audiências graças à sua presença no pais real.

E onde é que fica Casal do Lobo, Cova do Ouro, Dianteiro, Carapinheira e Serra da Rocha, pergunta o e-leitor que se movimenta entre a Alta e a Baixa de Coimbra.

PUBLICIDADE

Ainda bem que nos coloca essa questão, mas a resposta vai ser dada por quem conhece o concelho melhor do que todos os carteiros, aguadeiros, padeiros e historiadores da Lusa-Atenas

Responde  então (com piada) Manuel Machado, Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, distinto vizinho das gentes destas terras, que nos diz que as 5 localidades ficam “a seguir à minha casa, indo para cima até ao limite do concelho”. É simples, a seguir à Mata de Vale de Canas, não para o lado da Foca mas para o lado de Casal do Lobo. Como quem vai ver a neve aos Moinhos da Aveleira ou a antena da Rádio Cidade, acrescentamos nós, que acreditamos que a foca já merecia uma medalha de ouro do município de Coimbra.

Como bem disse Manuel Oliveira, Presidente da Junta de Freguesia dos Olivais (que no século passado esteve com Manuel Machado na inauguração da ETAR da Boavista) não fique a pensar que Casal do Lobo, Cova do Ouro, Dianteiro, Carapinheira e Serra da Rocha ficam no fim do mundo conimbricense.

É altura de deixarmos de dizer que Coimbra concelho tem uma zona urbana e uma zona rural, todas as pessoas devem ter o mesmo tratamento, referiu  o social democrata Manuel de Oliveira, que falou em nome de outros dois presidentes de junta de freguesia presentes na sessão de esclarecimento. Falamos de Fernando Abel (Eiras e São Paulo de Frades) e Paulo Cardoso (Torres do Mondego).

Fernando Abel, José Gonçalves, Carvalho dos Santos, Manuel Machado, Manuel de Oliveira e Paulo Cardoso

Fernando Abel, José Gonçalves, Carvalho dos Santos, Manuel Machado, Manuel de Oliveira e Paulo Cardoso

Foi com o habitual atraso académico, adaptado, segundo Manuel Machado, ao fuso horário destes territórios, que o Presidente da Câmara nos deu, finalmente,  “as boas e as más notícias” que podem ter justificado a presença da CM TV e da Lusa, a agência que dá cada vez mais destaque às iniciativas do poder socialista que nos governa a todos os níveis.

Ficamos assim a saber que a AC, Águas de Coimbra, E.M. lançou um concurso público para a empreitada “Rede de drenagem de águas residuais em Casal do Lobo, Cova do Ouro, Dianteiro, Carapinheira e Serra da Rocha, e remodelação da rede de abastecimento de água em Casal do Lobo”.

Trata-se de uma melhoria ambiental e de qualidade de vida que vai beneficiar cerca de 1700 habitantes. Além deste relevante fator, a taxa de cobertura do serviço de saneamento de águas residuais no concelho de Coimbra passa de 97% para 98,6%. O valor do preço base do concurso público, no que ao limite máximo diz respeito, é de 3,2 M€ e o prazo de execução da obra de 540 dias.

A empreitada tem como objetivo continuar a aumentar a taxa de cobertura do serviço de saneamento de águas residuais no concelho de Coimbra, dotando as povoações de Casal do Lobo (freguesias de Santo António dos Olivais e Torres do Mondego), Cova do Ouro (freguesias de Santo António dos Olivais e Torres do Mondego e União de freguesias de Eiras e São Paulo de Frades), Dianteiro (freguesia de Torres do Mondego e União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades), Carapinheira da Serra (União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades) e Serra da Rocha (freguesia de Santo António dos Olivais e União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades) com rede pública de drenagem de águas residuais domésticas.

Com esta intervenção, as taxas de cobertura passam de 98% para 99%, na freguesia de Santo António dos Olivais, de 58% para 87%, na freguesia de Torres do Mondego, e de 92% para 95% na União de freguesias de Eiras e São Paulo de Frades. Como já se referiu, a taxa de cobertura do serviço de saneamento de águas residuais no concelho de Coimbra passa para 98,6%.

A empreitada prevê a instalação de 16.899m de coletores de drenagem de águas residuais domésticas, a execução de 815 ramais domiciliários de saneamento, a construção de 6 estações elevatórias de águas residuais com sistema de bombagem em linha e 1595m de condutas elevatórias em tubagem de PEAD, a remodelação de 11.413m de condutas de abastecimento de água e de 509 ramais de abastecimento de água e a instalação de coletores de drenagem de águas pluviais numa extensão de 764m. Está ainda prevista a reposição de pavimentos numa área de cerca de 79.000m2.

Também será remodelada a rede de abastecimento de água em Casal do Lobo, erradicando tubagens obsoletas, o que  resolverá os problemas de pressão reduzida nas zonas mais elevadas desta povoação. De igual forma, vai ser dada continuidade ao objetivo estratégico de redução das perdas de água, sendo a substituição das condutas antigas uma medida essencial para a sua concretização.

Esta obra faz parte do plano de investimentos para 2016 da AC, Águas de Coimbra, E.M. e já foi candidatada aos fundos estruturais do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), no que à componente de águas residuais domésticas diz respeito.

Prazo de execução: 540 dias

População servida: cerca de 1700 habitantes, aproximadamente 400 da freguesia de Santo António dos Olivais, 700 da freguesia de Torres do Mondego e 600 da União de freguesias de Eiras e São Paulo de Frades

Valor do preço base do concurso público (limite máximo): 3.200.000€

Instalação de 16.899m de coletores de drenagem de águas residuais domésticas em tubagem de diâmetro 200 a 315mm, em PVC e FFD

Execução de 815 ramais domiciliários de saneamento

Construção de 6 estações elevatórias de águas residuais, com sistema de bombagem em linha, e 1595m de condutas elevatórias em tubagem de PEAD, com diâmetro de 90mm;

Remodelação de 11.413m de condutas de abastecimento de água

Remodelação de 509 ramais de abastecimento de água;Instalação de coletores de drenagem de águas pluviais em tubagem de diâmetros entre 200 e 500mm de betão armado e PVC, numa extensão de 764m

Reposição de pavimentos numa área de cerca de 79.000m2.

Nina Figueiredo e Aníbal Rodrigues, especialista em comunicação da AC e CMC

Nina Figueiredo e Aníbal Rodrigues, especialista em comunicação da AC e CMC

NDC aproveitou esta “cimeira da água” para tentar saber se a nomeação de Nelson Geada para a Presidência do Conselho de Administração da Águas do Centro Litoral, aquela empresa dominada pela Águas de Portugal que, segundo Manuel Machado, confiscou bens do município. pode contribuir para a normalização das relações entre a autarquia

Para além dos 3 lideres da juntas de freguesia e do presidente da câmara, também estiveram presentes, Carvalho dos Santos e José Gonçalves, vogais da Águas de Coimbra que optaram pelo silêncio.

Foi com tudo o respeito por todos que perguntamos quando e quem  será nomeado Presidente do Conselho de Administração da Águas de Coimbra, mas o autarca, que já sabe quem será o sucessor de Pedro Coimbra, não quis revelar quem escolheu e quando vai anunciar quem se vai sentar na cadeira do poder da Alegria que está vaga desde outubro de 21015.

Ainda conversamos sobre o Mondego em geral e o seu leito especial, acabando a conversa por cair na Fonte Cibernética, que, de facto valoriza Coimbra, veio para ficar, “é bonita” e assinala o desassoreamento do rio de onde não sai areia desde que foi construído o Estádio Universitário. Só passaram 50 anos…

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com