Região

2,5 milhões de euros para a estratégia de educação na Região de Coimbra

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 04-11-2021

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra promoveu uma reunião com vereadores e técnicos da rede intermunicipal de educação, com o objetivo de apresentar e refletir a estratégia de educação concertada para o território, avaliando as ações realizadas entre 2015 e 2020, desde o combate ao insucesso escolar e promoção do sucesso educativo, até ao planeamento da rede de oferta formativa e colaborações nacionais e internacionais.

PUBLICIDADE

Um dos assuntos abordados foi a aprovação da candidatura da CIM Região de Coimbra e dos municípios aos “Planos integrados e inovadores de combate ao insucesso escolar II” sendo que, até meados de 2023, a verba aprovada para esta área é de 2,5 milhões de euros, cofinanciada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu.

A educação é uma das prioridades da CIM Região de Coimbra, com o objetivo de reduzir/ prevenir o abandono escolar precoce e estabelecer condições de igualdade no acesso à educação infantil, primária e secundária, incluindo percursos de aprendizagem, formais, não formais e informais, para a reintegração no ensino e formação.

PUBLICIDADE

A Região de Coimbra, neste momento, tem uma taxa de abandono escolar precoce inferior à média nacional, verificando-se que, no conjunto dos alunos que frequentam a rede escolar da CIM Região de Coimbra, evidencia melhorias ao longo dos anos e em todos os níveis de escolaridade, sendo que a taxa de retenção e desistência dos alunos têm vindo a descer cada vez mais.

Alguns dos motivos que levaram a essa diminuição prendem-se com as ações realizadas no âmbito do projeto Realiza.te, que numa estratégia holística, à escala local e regional, procurou envolver alunos, professores, encarregados de educação e pessoal não docente, alcançando mais de 40 mil alunos, reforçando as equipas de intervenção multinível no território com mais de 70 profissionais especializados.

PUBLICIDADE

publicidade

Ao nível da intervenção do projeto Realiza.te, até meados de 2023, será feita uma aposta da rede intermunicipal da educação a intervenção nas seguintes áreas: manutenção das equipas multidisciplinares de apoio às escolas, promoção da educação parental, e programa Imagine.Create.Succeed – o futuro e teu, com enfoque nos objetivos de desenvolvimento sustentável e no apoio aos alunos na construção do projeto de vida, prevendo ações nas escola e na comunidade. Continuar-se-á a apostar, ainda, na promoção das literacias num trabalho colaborativo com as redes e agentes já existentes no território, como é o caso da Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Região de Coimbra e a Rede de Bibliotecas Escolares.

Pretende-se ainda continuar com ações que visam a promoção do conhecimento científico nas escolas, bem como uma intervenção inovadora e integrada, tendo por base o conceito de Mindfulness, que desenvolve competências de autorregulação da atenção e das emoções, procurando, desta forma, apoiar a comunidade educativa na mitigação de algumas das consequências da pandemia.

Dada a necessidade de aproximação à comunidade educativa, no decorrer da reunião foi proposta a realização do I Bootcamp da Rede Intermunicipal de Educação para 2022, na Pampilhosa da Serra, procurando envolver quer os executivos municipais, quer as direções dos agrupamentos de escolas, no sentido de aumentar a rede e as pontes de trabalhos entre os diversos agentes educativos.

No âmbito do planeamento da Rede de Oferta Formativa de Nível IV, e V da NUT III – Região de Coimbra, foi colocada à consideração, para reflexão, a necessidade de atualização do sistema de antecipação das necessidades de qualificação, bem como de uma estratégia regional para a promoção da orientação vocacional.

No final, foi ainda abordado o projeto EduRegio – Digital Regions for Education, cofinanciado pelo programa Erasmus+, onde os elementos da rede intermunicipal de educação participaram, procurando mostrar os resultados desta operação que terminou em setembro de 2021. A CIM Região de Coimbra irá traduzir os quatro manuais elaborados no âmbito desta rede internacional, de inglês para português, de forma a torná-los de livre acesso para a comunidade educativa.

Além da CIM Região de Coimbra, a EduRegio tem como coordenador e restantes parceiros, a Generalitat de Cataluña (Espanha), a European Schoolnet (Bélgica), a Junta Castilla y León (Espanha), a Provincia Autonoma di Trento (Itália) e a Região de Gotemburgo (Suécia).

Esta reunião foi o primeiro de vários momentos de reflexão e de trabalho colaborativo futuro, visando os vários investimentos previstos no próximo quadro comunitário, bem como as necessidades sinalizadas nos vários contextos territoriais que compõe a Região de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE