Primeira Página

200 figurantes vão recriar a Batalha do Bussaco. Foi a primeira derrota de Napoleão em Portugal

António Alves | 2 meses atrás em 29-02-2024

Uma grande recriação histórica dos combates na Serra do Bussaco é um dos pontos altos dos Itinerários Napoleónicos para o ano de 2024. Um projeto europeu que, a nível nacional, teve como promotor a Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra.

PUBLICIDADE

Duas centenas de pessoas vão marcar presença nesta recriação histórica que terá lugar no final do mês de setembro. Uma aposta que, como explicou ao Notícias de Coimbra o presidente da câmara de Penacova Álvaro Coimbra, dará uma grande projeção a estes itinerários no território nacional e internacional.

Neste concelho, o autarca referiu que, no âmbito deste projeto, serão instalados em breve no Museu do Moinho Vitorino Nemésio, em Portela de Oliveira, os equipamentos de realidade virtual e realidade aumentada “para que os visitantes possam seguir os percursos relacionados com os Itinerários Napoleónicos”.

PUBLICIDADE

Carregue na galeria e veja quem esteve na apresentação dos Itinerários Napoleónicos

A Mealhada e Mortágua são os outros municípios da Região de Coimbra envolvidos neste projeto. António Jorge Franco, presidente da câmara da Mealhada, acredita que depois da estruturação feita em termos de produto turístico, “ele tem que estar à venda”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Estamos a trabalhar os três municípios em rede para, ao lado dos empresários da região, podermos alavancar o turismo no nosso território”, disse.

Recorde-se que os Itinerários Napoleónicos são os percursos turísticos relacionados com a Terceira Invasão Francesa, que teve início em julho de 1810 e terminou em abril de 1811.

No território nacional, a Terceira Invasão Francesa iniciou-se em Almeida e prosseguiu para o Bussaco, onde ocorreu uma importante batalha, tendo terminado nas Linhas de Torres Vedras, onde os invasores se retiraram, derrotados, culminando assim com o fim da Guerra Peninsular.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com António Jorge Franco e Álvaro Coimbra

A apresentação do projeto Itinerários Napoleónicos esteve a cargo do secretário executivo da CIM Região de Coimbra, Jorge Brito, e contou ainda com a intervenção do vogal da Comissão Executiva da Turismo Centro de Portugal, Jorge Sampaio, e do presidente da CIM Região de Coimbra, Emílio Torrão.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com a apresentação do projeto

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE