Cidade

Presidente da Câmara de Coimbra manifestou pesar pela morte da antiga vereadora Levinda Penedos

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 17-09-2020

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra manifestou hoje “profundo pesar” pela morte de Levinda Penedos, antiga autarca de Coimbra, “uma das primeiras mulheres eleita vereadora da CMC e desempenhou de forma notável as suas funções, com equilíbrio, sendo ela sindicalista e fundadora da União Geral de Trabalhadores, cuja da direção fez parte”.

PUBLICIDADE

Para Manuel Machado, “Levinda, antes de mais – do ponto de vista pessoal – foi uma companheira de jornada, amiga de família e trabalhadora exemplar. Não só na Segurança Social, mas também nesta Câmara Municipal, onde foi a coordenadora do primeiro gabinete de apoio ao munícipe criado numa autarquia.

PUBLICIDADE

O autarca realça que Levinda Penedos foi “absolutamente dedicada à proteção dos mais necessitados” e reconheceu consternação e saudade expressando publicamente: “à família enlutada e aos amigos – que eram muitos – eu, como presidente da Câmara Municipal de Coimbra e como cidadão, expresso publicamente o meu pesar pelo seu passamento.”

A ex-vereadora socialista da Câmara de Coimbra morreu hoje no CHUC, vítima de pneumonia.

PUBLICIDADE

publicidade

Outrora sindicalista, a antiga autarca, de origem transmontana, foi coordenadora da Delegação de Coimbra do SINTAP.

O corpo irá estar, em câmara ardente, a partir das 10h30 de sexta-feira (18), no Centro Funerário de Nossa Senhora de Lourdes,  em Monte Claros. No sábado, os restos mortais de Levinda Penedos passarão pela igreja de Nossa Senhora D’Assunção, Campo de Víboras, Vimioso, realizando-se o funeral durante a tarde no cemitério local.

Mulher de José Penedos, que foi governante, deputado à Assembleia da República, dirigente partidário e presidente da REN, Levinda de Lourdes era mãe do advogado Paulo Penedos e do gestor Fernando Penedos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE