Cidade

Portugal dos Pequenitos inaugura exposição documental sobre 75 anos de história

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 03-12-2015

A Fundação Bissaya Barreto e o Arquivo da Universidade de Coimbra inauguram a exposição documental “Portugal dos Pequenitos: fragmentos de uma história com 75 anos” no próximo dia 9 de dezembro, pelas 12:00, no Portugal dos Pequenitos.

PUBLICIDADE

portugal dos pequenitos

A receção e intervenções das entidades têm lugar na réplica da Sala dos Capelos, na área representativa da Universidade de Coimbra, seguindo-se a visita ao espaço da exposição.

PUBLICIDADE

Há 75 anos, quando o Portugal dos Pequenitos nasceu, foi uma ideia arrojada e profundamente inovadora de uma das mais marcantes personalidades da história conimbricense no século XX, Bissaya Barreto.

Neste ano em que o Portugal dos Pequenitos celebra 75 anos de existência, a Fundação Bissaya Barreto e o Arquivo da Universidade de Coimbra, na linha de intensa colaboração que têm mantido no decurso dos últimos anos, voltaram a conjugar recursos promovendo uma exposição que transporta o visitante para a história e a memória deste lugar.

PUBLICIDADE

publicidade

A exposição beneficia ainda do empréstimo de alguns documentos cedidos pelo Arquivo Histórico Ultramarino, o Arquivo Municipal de Lisboa e a Cinemateca Portuguesa.

Na exposição “Portugal dos Pequenitos: fragmentos de uma história com 75 anos”, os visitantes vão encontrar uma seleção de documentos escritos, imagens, testemunhos orais, desenhos, relatórios, plantas e objetos que foram produzidos e ainda subsistem.

A exposição desenvolve-se ao longo de várias áreas, sendo possível conhecer o pensamento do criador do Portugal dos Pequenitos, as etapas de construção do projeto, os protagonistas que participaram na sua edificação e manutenção, as instituições que o apoiaram, os espaços museológicos e expositivos que o foram integrando, testemunhos de visitantes deixados ao longo dos tempos, a imprensa e propaganda.

Fragmentos de uma história muito rica, que foi, necessariamente, objeto de uma criteriosa seleção do discurso expositivo e das peças que mereciam ser destacadas para assinalar factos e tendências que se entenderam merecedoras de maior evidência.

A realização desta exposição encerra as comemorações do 75.º aniversário do Portugal dos Pequenitos, que ao longo do ano teve vários momentos altos, onde se podem destacar o concerto comemorativo no Teatro Académico de Gil Vicente, a parceria realizada com municípios da região com atividades de promoção dos concelhos dentro do parque, e as inaugurações da Casa de Chá, da autoria de Joana Vasconcelos, e da Casa das Aldeias de Xisto, pela ADXISTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto. A exposição “Portugal dos Pequenitos: fragmentos de uma história com 75 anos” estará patente até 31 de março.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE