Coimbra

Oliveira do Hospital recolhe 17 toneladas de resíduos têxteis

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 25-02-2016

No âmbito do protocolo estabelecido entre o Município de Oliveira do Hospital (MOH) e a empresa H. Sarah Trading, foram recolhidos 17.414 kg de resíduos têxteis, ao longo do ano 2015 em todo o concelho de Oliveira do Hospital.

PUBLICIDADE

A

Através desta parceria, iniciada em meados de 2014, foram instalados em várias freguesias 13 equipamentos destinados à recolha deste tipo de resíduos a que se acrescenta mais um ponto de recolha, que funciona no Banco de Recursos Sociais de Oliveira do Hospital de modo a abranger todo o território concelhio.

PUBLICIDADE

 A implementação desta nova resposta no domínio da recolha seletiva de resíduos, que vai ao encontro da política de responsabilidade ambiental do Município.

A nova resposta diferenciada permite a melhoria da qualidade ambiental do concelho, reduzindo a quantidade de resíduos produzida para aterro, e em simultâneo, fruto do protocolo estabelecido com a referida empresa, representa um donativo pecuniário para o MOH que reverte para a área da Ação Social, nomeadamente para o Banco de Recursos Sociais de Oliveira do Hospital.

PUBLICIDADE

publicidade

Desde o arranque deste projeto de recolha de resíduos têxteis (maio de 2014), o Município de Oliveira do Hospital deixou de encaminhar para tratamento em aterro sanitário mais de 24 toneladas de resíduos e simultaneamente angariou donativos pecuniários para o Banco de Recursos Sociais para a compra de bens essenciais, com vista a suprir as necessidades de famílias carenciadas do concelho.

José Francisco Rolo, vereador do Ambiente, refere “que a opção por esta parceria tem permitido cumprir quatro objetivos essenciais para um município com reconhecimento no domínio da sustentabilidade ambiental: aumentar os níveis de recolha seletiva; reduzir os custos de tratamento de resíduos em aterro; promover a reciclagem e valorização de materiais e, não menos importante, angariar recursos para a solidariedade social. Com esta iniciativa unimos responsabilidade social e responsabilidade ambiental, práticas que são reconhecidas e incentivadas enquanto Município ECOXXI”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE