Cidade

O Olhar dos Sem-Abrigo sobre a cidade de Coimbra na Casa da Cultura

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 13-08-2015

É inaugurada, no dia 14 de agosto, às 18h00, na Galeria Ferrer Correia (Casa Municipal da Cultura), a exposição “O Olhar dos Sem-Abrigo sobre a cidade de Coimbra”, que resulta do concurso de fotografia com a mesma designação, desenvolvido pela Equipa de Apoio Social Direto – Equipa de Rua, da Associação Integrar.

PUBLICIDADE

unnamed (1)

A exposição, cujos trabalhos expostos são de autoria dos próprios sem-abrigo, apresenta como objetivo primeiro possibilitar às pessoas que estão nesta condição social uma oportunidade de fotografar livremente a cidade de Coimbra, fazendo uso da sua criatividade, e facultando-lhes as ferramentas necessárias que lhes permitam transmitir-nos a sua visão sobre a cidade.

PUBLICIDADE

A Associação Integrar pretende, também, com esta exposição, sensibilizar e alertar a opinião pública para as questões sociais associadas aos sem-abrigo, valorizando a sua condição de seres humanos, com qualidades e virtudes que devem e podem ser potenciadas no contexto social atual.

O concurso de fotografia “O Olhar dos Sem-Abrigo sobre a cidade de Coimbra” está integrado na promoção de treino de competências pessoais, sociais e comunicacionais que tem vindo a ser desenvolvido pela Equipa de Apoio Social Direto – Equipa de Rua da Associação Integrar.

No intuito de contextualizar a iniciativa, a Associação Integrar considera que ser “Sem-Abrigo”, significa estar privado(a) de alguns dos direitos que a democracia participativa prevê estar ao alcance de todos os cidadãos remetendo-os, desta forma, para uma situação de pobreza e exclusão, dificultando a intervenção no sentido da inclusão social. Em Portugal verifica-se a tendência para diminuição da idade daqueles que acabam na situação de “Sem-Abrigo”.

PUBLICIDADE

publicidade

A exposição estará patente até ao dia 19 de setembro de 2015, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 18h30; encerra sábados, domingos e feriados.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE