Coimbra

Município de Pombal com usufruto do Castelo durante 40 anos

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 07-10-2015

A Câmara Municipal de Pombal e a Direcção Geral do Património assinaram hoje – Dia Nacional dos Castelos -, o Auto de Cedência do Castelo ao Município pelo prazo de 40 anos. Integrado no mesmo processo de cedência está a Torre do Relógio Velho.

PUBLICIDADE

unnamed (2)

A cerimónia que decorreu esta manhã, no Castelo de Pombal, contou com as presenças do Sub director Geral do Património,  Bernardo Alabaça e do Presidente da Agência para o Desenvolvimento do Castelo e das Muralhas Medievais do Mondego, Luís Matias.

PUBLICIDADE

O presidente da Câmara de Pombal, Diogo Mateus, lembrou que este processo hoje concluído teve início há ano e meio, com a reabertura do Castelo, que reabriu ao público a 12 de Abril de 2014, mantendo-se aberto, inclusive ao domingo há quase 18 meses.

Diogo Mateus referiu ainda que ao longo destes últimos 18 meses, o Castelo de Pombal recebeu já mais de 35 mil visitantes, tendo-se tornado “no centro da actividade turística e de cultura que a cidade precisa e merece”, sendo prova disso “a realização de mais de 50 eventos” desde Abril de 2014.

PUBLICIDADE

publicidade

Equipamentos Virtuais apresentados hoje e instalados no Castelo no âmbito da parceria com a Agência de Desenvolvimento dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego:

Miradouro Virtual: é um equipamento multimédia de realidade aumentada. Localiza-se no ponto mais alto do castelo, na Torre de Menagem, e permite uma visão ampla sobre o castelo e cidade de Pombal. Fornece um conjunto de informações sobre pontos de atração turística existentes no concelho, assim como sobre monumentos da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego.

Equipamento multimédia da Cisterna e Jogo das Cisternas: o equipamento realça e valoriza de forma interactiva a importância da cisterna no Castelo de Pombal e na arquitectura medieval. Através de um jogo interactivo, os utilizadores  têm de atacar o Castelo do inimigo, tentando demoli-lo. No final, o vencedor é premiado com uma experiência de água. Este equipamento permite que os visitantes tenham acesso a uma reconstituição virtual do pátio de armas no século XV, obter uma breve resenha sobre o Castelo e sobre a Rede de Castelos e Muralhas do Mondego.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE