Coimbra

Meio milhar de figurantes dá vida a recreação histórica nas Ruínas de Conímbriga

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 18-06-2015

Conímbriga volta a receber o evento “Condeixa – O Vislumbre de um Império”, que decorre este fim de semana com a participação de um número recorde de meio milhar de figurantes, muitos deles condeixenses que foram preparados para integrar o elenco.

PUBLICIDADE

O programa estende-se pelos dois dias com espetáculos teatrais, dança e música romana, além de um mercado romano com ofícios ao vivo, entre outras atividades que permanentemente vão animar o recinto.

Cerca de 200 pessoas de Condeixa voluntariaram-se para colaborar na realização deste evento e ao longo dos últimos meses receberam formação de uma empresa especializada em recriações históricas para integrarem o elenco de figurantes. Esse é, de resto, um dos objetivos da Câmara Municipal de Condeixa, a participação ativa dos condeixenses, por considerar que só com o envolvimento da população será possível fazer crescer o evento “Condeixa – O Vislumbre de um Império”.

PUBLICIDADE

unnamed (3)

«É indispensável que este evento tenha a nossa marca identitária e por isso apelámos aos nossos munícipes para que se associem a este evento, participando e colaborando ativamente na afirmação daquele que é já um dos maiores cartazes turísticos de Condeixa mas que queremos que seja, dentro de alguns anos, uma das maiores recriações históricas romanas da Península Ibéria, beneficiando do facto de ser realizado no cenário vivo e único das Ruínas de Conímbriga», afirmou Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

PUBLICIDADE

publicidade

O programa arranca este sábado, às 18 horas, com a abertura da praça alimentar estando previstas ao longo da noite vários momentos de animação, encerrando pela meia noite com o espetáculo de “Tributo a Vulcanos Deus do Fogo”.

No domingo, um Cortejo Imperial pelas ruas da vila de Condeixa-a-Nova abre a jornada, pelas 10 horas. Nas Ruínas de Conímbriga, a Praça Alimentar abre às 12 horas e a partir das 14 funcionará um Mercado Romano, com ofícios romanos ao vivo: ferreiro, tecedeira, carpinteiro, pedreiro, boticário, cinzelador, oleiro, fiadeira de lã e malheiro. Ao longo da tarde haverá em permanência atividades de animação nomeadamente quadra de jogos romanos para crianças e adultos, acampamento romano, tiro com arco, entre outras.

Espetáculos de música, dança e teatro estão agendados ao longo da tarde, destacando-se o espetáculo Triunphalis, às 17 horas, com gladiadores, cavalos, camelos, gansos e cobras.

O encerramento está previsto para as 20h30 nas Termas do Aqueduto com um espetáculo de música e dança.

A organização espera a entrada de cerca de 10 mil visitantes, distribuídos pelos dois dias de programação da edição deste ano do evento “Condeixa – O Vislumbre de um Império”, que tem entrada gratuita.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE