Economia

Maus resultados levam Critical Software a “despedir” CEO

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 24-07-2014

|EXCLUSIVO NDC|

PUBLICIDADE

Notícias de Coimbra teve acesso a uma comunicação interna da Critical Software,onde ser pode ler que a empresa “despediu” o CEO, facto que ocorreu após os respectivos acionistas terem verificado um desempenho conómico-financeiro da empresa “persistentemente abaixo do objetivo estabelecido”.

Gonçalo Quadros enviou uma mensagem aos seus colaboradores onde refere que “O Conselho de Administração (Board) da Critical Software (CSW) reunido ontem em sessão extraordinária determinou o meu regresso ao cargo de CEO da CS com efeitos imediatos”.

PUBLICIDADE

O fundador da empresa  afirma  quem “como seguramente para muitos de vós, o Marco Costa, que abandona agora o cargo, é para mim um Amigo que estimo muito. Uma pessoa, aliás, de quem se gosta facilmente. A sua entrega à missão que o tem ocupado desde início de 2012 é inquestionável pelo que aqui lhe quero deixar, antes de tudo o mais, uma palavra de genuíno agradecimento. Infelizmente, por muito que estimemos ou respeitemos alguém, uma decisão desta natureza tem de estar acima de qualquer um de nós. Tem de servir o que queremos ser em conjunto, as nossas pessoas, as nossas famílias, os nossos parceiros e clientes, os nossos accionistas”.

Gonçalo Quadros garante que “a decisão que agora foi tomada é o culminar de um processo que se iniciou há alguns meses, altura em que o Board tomou consciência de que o desempenho económico-financeiro da empresa estava persistentemente abaixo do objetivo estabelecido e, por causa disso, a acompanhar de forma muito próxima a sua operação”.

PUBLICIDADE

publicidade

Os sintomas que identificámos preocuparam-nos. Preocupou-nos desde logo o decréscimo generalizado da nossa eficiência e eficácia operacional – a nossa produtividade. Mas preocupou-nos também, para além das questões identificadas na esfera económica e financeira, a degradação da cultura e dos valores da empresa. Tornámo-nos excessivamente otimistas, pouco exigentes com o nosso desempenho, displicentes com os custos; tímidos nas decisões; tolhidos pelo excesso de processos; pouco assertivos na liderança, acrescenta a informação enviada por Gonçalo Quadros, também subscrita por João Carreira e Abel Pinto, do Conselho de Administração da sociedade.

A versão acima transcrita é bem explicita do que aquela que a Criticial Sofwtare acaba de divulgar:

A CRITICAL Software anuncia o regresso de Gonçalo Quadros, cofundador da empresa de software Portuguesa, ao cargo de CEO. Esta decisão de mudança na liderança na CRITICAL Software é o culminar de um processo de análise levado a cabo ao longo do ano pelo atual Conselho de Administração e que visou aspetos estratégicos, organizacionais e culturais da empresa.

A decisão do Conselho de Administração teve em conta mudanças no mercado e contexto empresarial, bem como a necessidade de estabelecer uma estratégia que valorize o crescimento sustentado no mercado global, reative os valores e cultura essenciais e distintivos da empresa e estabeleça mudanças estruturais que promovam, com mais eficácia, a perseguição da visão da CRITICAL Software.

O Conselho de Administração considera que Gonçalo Quadros tem o carisma, a energia, a experiência e o conhecimento da organização necessários para executar esta ambiciosa missão e liderar a empresa na prossecução dos seus objetivos. Considera ainda que, sob o seu comando, a empresa reforçará a sua liderança nos mercados internacionais e nos setores onde atua.

Recorde-se que Gonçalo Quadros foi um dos três cofundadores da empresa de software Portuguesa, em 1998. Regressa agora ao cargo de CEO após dois anos como seu Chairman.

A Critical Software tem sido apresentada pelos políticos locais como um dos exemplos do dinamismo emrpesarial de Coimbra. É  especializada no fornecimento de soluções, serviços e tecnologias fiáveis para os sistemas de informação crítica do negócio. Ganhou fama com os negócios que fez com  a agência espacial americana (NASA) e com a Agência Espacial Europeia (ESA). Tem subsidiárias e negócios em várias partes do mundo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE