Desporto

Leonardo Martins eleito representante de todos os estudantes portugueses na Europa

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 15-01-2016

Leonardo Silva Martins, Vice-Presidente da Associação Académica de Coimbra, foi eleito, esta tarde, Presidente da Federação Académica para a Informação e Representação Externa (FAIRe), organização que representa todos os Estudantes do Ensino Superior Português na Europa e a nível internacional.

PUBLICIDADE

leonardo

A FAIRe está integrada na MedNet (The Mediterranean Network of Students), organização que congrega catorze Associações Nacionais de Estudantes dos países mediterrânicos e na ESU (European Students’ Union) que é a Associação Europeia de Estudantes do Ensino Superior e que representa mais de 15 milhões de estudantes de ensino superior europeu, de 39 países distintos.

PUBLICIDADE

Esta eleição teve lugar numa Assembleia Geral Eleitoral que se realizou na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, na Caparica.

Como metas para este mandato, Leonardo Silva Martins assume a necessidade de reforçar a presença de Portugal na Europa, contribuir para a melhoria do sistema de Ensino Superior português e europeu e iniciar uma profunda revisão estatutária da Federação.

PUBLICIDADE

publicidade

O jovem, natural de S. João da Madeira, de 24 anos, iniciou o seu percurso político no associativismo estudantil integrando, em 2013, o projeto que venceu as eleições para o Núcleo de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Em 2014 chega à Direção-Geral da AssociaçãoAcadémica de Coimbra (AAC), o órgão que representa todos os 23.000 sócios e estudantes da academia. No primeiro ano desempenha funções de assessor de imprensa, tendo passado rapidamente a coordenar toda a comunicação da mais antiga associação de estudantes do país. No ano seguinte, passa a Vice-Presidente para a Organização Interna, mandato que terminará na próxima semana.

A tudo isto, Leonardo Silva Martins soma a experiência associativa nos órgãos de gestão da Faculdade de Letras e da Universidade. Em maio de 2013 é eleito para a Assembleia da Faculdade de Letras e, em 2015, toma posse enquanto Senador da Universidade de Coimbra.

A Direção Geral da AAC já reagiu a esta eleição. Bruno Matias, ainda Presidente da estrutura estudantil, congratulou-se por esta eleição de um Vice-Presidente e amigo que o acompanhou nas lutas da AAC nos últimos dois anos. José Dias, que toma posse no próximo dia 21 de janeiro como Presidente da AAC, afirma que “este é um merecido reconhecimento da qualidade do Leonardo Martins e dos dirigentes que se formam na AAC e na UC”, reforçando que “esta eleição representa ainda a importância que a AAC continua a ter no movimento associativo estudantil”.

Os primeiros desafios de Leonardo Silva Martins como representante máximo de todos os estudantes portugueses na Europa estão já agendados para o mês de fevereiro, em Malta, e para o mês de março, aquando da realização de uma Convenção em Amesterdão, Holanda.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE