Desporto

Investigadores testam Centro Náutico de Montemor-o-Velho

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 22-10-2014

Uma equipa de investigadores das Universidades de Groningen e de Lisboa esteve no Centro Náutico de Montemor-o-Velho a testar um equipamento que permite descrever os padrões de coordenação interpessoal dos remadores e, assim, aferir de que forma a coordenação afeta os movimentos do barco e consequentemente a velocidade.

PUBLICIDADE

Integralmente desenvolvido por Laura Cuÿpers, investigadora holandesa atualmente a colaborar com o Laboratório de Comportamento Motor da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (FMHUL), o sistema é revolucionário, uma vez que “nunca foram medidas estas questões” e “podem ser decisivas para os atletas, a modalidade do remo, as empresas de barcos e a ciência”.

Agradecendo aos remadores olímpicos Pedro Fraga e Nuno Mendes que, “desde a primeira hora, se mostraram disponíveis para participar no estudo”, à Casa do Benfica de Montemor (CBM) e à Câmara Municipal de Montemor-o-Velho que “viabilizaram esta sinergia ideal entre ciência e desporto”, Pedro Passos, professor na FMHUL, e Luís Silva, investigador do laboratório de comportamento motor da FMHUL, docente na Universidade Lusíada e antigo remador, explicaram que, para além da medição das remadas, o sistema permite ainda gravar em vídeo todo o treino, sendo uma mais-valia para investigadores, atletas e treinadores.

PUBLICIDADE

Acompanhado pelos vereadores José Veríssimo e Jorge Camarneiro, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, fez questão de conhecer o trabalho dos investigadores e elogiar a CBM “por estar a trabalhar como deve ser, em prol não apenas do clube e dos aficionados mas também do desporto e da comunidade local”.

Respondendo que a CBM “está ainda a começar”, Pedro Oliveira, presidente da instituição, avançou: “não vamos ficar por aqui” e prometeu surpresas para breve, a começar já no dia de aniversário da CBM, 29 de novembro. O dirigente associativo explicou ainda que “esta aventura se deve em grande parte a António Simões” que estabeleceu o contacto com os investigadores, com a Autarquia, com a canoísta e investigadora Beatriz Gomes e com os atletas Pedro Fraga e Nuno Mendes que participaram no estudo. “São remadores do Sporting, representam a elite do remo nacional, e aceitaram, desde a primeira hora, este nosso desafio”, acrescentou Pedro Oliveira.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE