Educação

Curso pioneiro de Turismo de Ar Livre arranca na Escola de Hotelaria de Coimbra

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 26-11-2013

O primeiro curso de Especialização Tecnológica em Turismo de Ar Livre, pioneiro a nível europeu, arrancou esta semana nas Escolas de Hotelaria e Turismo geridas pelo Turismo de Portugal. Numa primeira fase o curso será lecionado a 20 participantes da Escola de Coimbra, devendo em breve estender-se às Escolas de Lamego, Fundão, Setúbal, Portalegre e Algarve.

PUBLICIDADE

Dirigido a jovens com o ensino secundário, este curso com a duração de 16 meses preparará os alunos para a organização de programas e atividades de animação turística, em cumprimento das regras de segurança e boas práticas da atividade e contribuindo para a sustentabilidade ambiental do turismo ativo.

Esta iniciativa do Turismo de Portugal e da APECATE – Associação de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos aproxima os alunos do mercado de trabalho, proporcionando estágios curriculares numa rede alargada de parceiros onde se incluem para já 50 empresas de animação turística.

PUBLICIDADE

No final do curso, o setor da animação turística beneficiará de profissionais habilitados a conceber, planear, organizar e acompanhar programas de atividades de ar livre de natureza turística – como canoagem e rafting, bicicleta, manobras com cordas, escalada, tiro com arco, paintball, birdwatching, caminhadas e outras atividades pedestres.

As competências adquiridas vão permitir melhorar o seu nível linguístico e a capacidade de enquadrar autonomamente os clientes participantes em atividades correspondentes à sua área e nível de especialização e participando na gestão e manutenção de instalações e equipamentos.

PUBLICIDADE

publicidade

Este curso estimula, por outro lado, o prosseguimento de estudos, uma vez que as competências e as unidades curriculares são reconhecidas por cinco Universidades (Viseu, Coimbra, Lisboa, Portalegre e Algarve), a que se juntarão em breve mais duas.

 

O Turismo de Portugal gere 12 Escolas de Hotelaria e Turismo de norte a sul do País e duas em regime de protocolo com as autarquias de Fundão e Mirandela, que formam mais de 3.000 alunos por ano.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE