Cidade

Coimbra recebe Campeonato Nacional das Profissões

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 18-04-2016

Coimbra recebe, entre 22 e 27 de maio, a 42.ª edição do WorldSkills Portugal – Campeonato Nacional das Profissões.

PUBLICIDADE

moda

Organizada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP), a competição mobiliza 400 jovens dos 17 aos 25 anos, numa mostra de 48 profissões. O objetivo é apurar os representantes lusos ao Campeonato Europeu e ao Campeonato do Mundo das Profissões.

PUBLICIDADE

Entre os dias 22 e 27 de maio a “cidade dos estudantes” abre as suas portas para a 42.ª edição do WorldSkills Portugal – Campeonato Nacional das Profissões – Coimbra 2016, uma iniciativa do IEFP que vai envolver cerca de 400 jovens com idades compreendidas entre os 17 e os 25 anos, apurados à escala nacional em centros de emprego e formação profissional, escolas profissionais, entidades formadoras e empresas. As provas envolvem situações reais de trabalho em 48 profissões dos mais diversos setores de atividade.

O Serviço de Formação Profissional de Coimbra do IEFP recebe o evento, disponibilizando para o efeito uma área total de 8.000 m2 de espaços oficinais devidamente equipados. Apostando numa grande abertura à sociedade, a competição está acessível ao público em geral – com a organização a apontar para uma expectativa de 10 mil visitantes ao longo de seis dias.

PUBLICIDADE

publicidade

Os objetivos são divulgar a qualidade da formação ministrada em Portugal, evidenciar o talento e as competências dos formandos em diferentes profissões, fomentando a sua inserção no mercado de trabalho, e dar a conhecer um amplo leque de opções profissionais aos jovens em fase de decisão vocacional. Decisores políticos e económicos, empresários, gestores, professores, formadores, formandos e jovens são o público-alvo deste megaevento nacional.

Para os concorrentes, que foram apurados em fases regionais entre um universo de 1150 candidatos, a principal motivação é disputar os títulos nacionais das várias profissões. Assim, é de Coimbra que vão sair os nossos representantes ao 5.º Campeonato Europeu das Profissões – que se realiza em dezembro próximo em Gotemburgo, na Suécia – e ao Campeonato do Mundo das Profissões, agendado para 2017 em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Há 65 anos que Portugal marca presença em competições internacionais de profissões, tendo acumulado até hoje um total de 29 medalhas de ouro, 59 de prata, 52 de bronze e 82 de excelência. O último Campeonato do Mundo, que decorreu em S. Paulo, no Brasil, mobilizou 67 países dos cinco continentes, reunindo cerca de 250 mil visitantes.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE