Coimbra

Cantanhede assinala Dia Internacional da Proteção Civil

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 23-02-2015

O Dia Internacional da Proteção Civil, que se celebra no próximo dia 1 de Março, efeméride instituída a nível mundial pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC) e que vai ser assinalado pelo Município de Cantanhede com uma semana (23 a 27 de fevereiro) inteiramente dedicada a iniciativas de carácter pedagógico e cívico sobre vários níveis de incidência desta temática.

PUBLICIDADE

Semana_Proteção_Civil_cantanhede_Arquivo

O tema deste ano é “A Proteção Civil e a Educação para o Risco”, encontrando mais uma vez no ambiente escolar um terreno propício para implementar os mecanismos que conduzirão a cidadãos melhor preparados, a sociedades mais resilientes, à minimização nos custos das catástrofes quer no âmbito humano, quer no âmbito económico e da perca de recursos.

PUBLICIDADE

 O que se pretende é sensibilizar a população, particularmente os mais jovens, relativamente aos comportamentos e atitudes a adotar para prevenir e fazer face a eventuais situações de risco, com o objectivo de promover a aquisição de competências de autoproteção e proteção em geral.

Organizada pelo Serviço Municipal de Protecção Civil do Município de Cantanhede, a iniciativa será desenvolvida em parceria com os Bombeiros Voluntários de Cantanhede, a Guarda Nacional Republicana, os Sapadores Florestais da Junta de Freguesia da Tocha e a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação da Tocha e outros agentes de proteção civil, tendo em vista a consolidação da cultura de prevenção e segurança que tem vindo a ser preconizada e implementada pela autarquia.

PUBLICIDADE

publicidade

As ações agendadas no âmbito da Semana da Proteção Civil vão contar com a participação ativa dos alunos de diversas escolas do concelho, que, com o apoio e orientação dos representantes das entidades envolvidas nas diversas atividades que constam no programa, irão assumir o papel de verdadeiros agentes promotores das normas de segurança que devem pautar a conduta dos cidadãos.

Por um lado, pretende-se facultar à população escolar a compreensão dos fenómenos e fatores que podem dar origem a ocorrências de risco e sobre como as prevenir, recorrendo para tal a atividades de natureza teórica em articulação com outras de caráter eminentemente prático, neste caso seguindo uma metodologia que coloca os intervenientes no contexto da simulação de situações de risco.

O programa começou hoje, 23 de fevereiro (9h30 às 12h30), na EB1 de Cantanhede, com “A Proteção Civil Somos Nós”, ação de sensibilização sobre as dimensões e vertentes da prevenção da segurança de pessoas e bens, assim como sobre a operacionalidade dos meios de resposta a ocorrências que de algum modo comprometam essa segurança. Participam na ação todas as entidades envolvidas na Semana da Proteção Civil, cada uma abordando os assuntos específicos da sua área de intervenção durante cerca de 30 minutos.

“Dar a Volta ao Perigo” é a designação da campanha que os técnicos do Serviço Municipal de Proteção Civil vão desenvolver amanhã, 24 de fevereiro, no Jardim de Infância e EB1 do Bolho (09h00) e na EB1 de Vilamar (14h30). Neste âmbito serão abordadas as normas e comportamentos de segurança a observar em diferentes contextos e situações, entre as quais os sismos, a partir da leitura de um conto e da análise do manual “Sismos: Conhecer para Prevenir” que será distribuído às crianças.

Já os alunos do Jardim de Infância e da EB1 de Febres (25 de fevereiro, entre as 09h00 e as 11h00) e da EB1 de Murtede (26 de fevereiro, entre as 09h00 e as 11h00) vão estar envolvidos numa série de atividades sobre como “Prevenir desde Já”, a cargo do Serviço Municipal de Proteção Civil e dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede. O objetivo é preparar os intervenientes sobre como devem proceder em caso de ativação dos planos de emergência das escolas através, nomeadamente quanto aos procedimentos corretos em situação de evacuação, a identificação dos locais que apresentem potenciais riscos e utilização dos equipamentos existentes.

O programa da Semana da Proteção Civil promovida pelo Município de Cantanhede termina com um simulacro de fuga de gás e explosão, com necessidade de evacuação, na Escola Técnico-Profissional de Cantanhede, no próximo dia 27 de fevereiro, sexta-feira.

Contando com a participação do Serviço Municipal de Proteção Civil, da Corporação dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede e da Guarda Nacional Republicana, a operação tem como objetivo testar a capacidade de resposta e interação entre as diversas entidades concelhias, de socorro e segurança em caso de ocorrência real com caraterísticas idênticas às simuladas, bem como avaliar a operacionalidade dos meios físicos e humanos e a capacidade de coordenação e comando. Pretende-se ainda fazer um diagnóstico da organização interna de segurança da ETCP perante um acidente desta natureza.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE