Economia

Brasileira faz Vaquinha para estudar em Coimbra

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 12-08-2014

Na última sexta-feira, 8 de agosto, recebeu o resultado que foi selecionada para “cursar Economia em período integral por 3 anos na Universidade de Coimbra, em Portugal”.

PUBLICIDADE

Chama-se Leidiane, tem 21 anos e mora em Paraisópolis, São Paulo.

“Infelizmente, ainda não tenho o dinheiro para pagar as passagens e o valor da anuidade da Universidade, que são 7 mil euros (aproximadamente 21 mil reais), que podem ser parceladas em 10x de 700 euros”, lamenta a jovem brasileira.

PUBLICIDADE

Por isso,  Leidiane, ou não fosse ela uma futura economista, decidiu promover “vaquinha” para tentar angariar o valor que a Universidade de Coimbra passou a cobrar ao abrigo do regime especial de acesso e ingresso para estudantes internacionais, recorrendo ao crowdfunding para obter o capital necessário.

A candidata a frequentar a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, recorda que para  “realizar a matrícula (o que ocorrerá até dia 25 de agosto) é necessário o pagamento de 30% dessa anuidade, o que equivale hoje à R$6.384,00, podendo o restante ser pago durante o resto do ano letivo”.

PUBLICIDADE

Lidiane acrescenta que “esse último valor servirá para efetivar a matrícula e garantir minha vaga para as aulas que começarão em 15 de setembro e é este o maior objetivo no momento. Depois de realizado esse primeiro passo, vou em busca de bolsas, patrocínios e financiamentos a fim de conseguir a possibilidade para concluir esse grande sonho”.

Até agora, a VAKINHA da empreendedora Leidiane conta com a promessa de 70.00 Euros, estando assim ainda muito longe de chegar os 6 400 Euros necessários para o 1º ano de frequência da faculdade dirigida por José Reis.

Números divulgados pela UC indicam que há cerca de 2000 brasileiros estudar em Coimbra, número que representa 10% dos inscritos neste estabelecimento de ensino.

A UC permite que estudantes com o Exame Nacional do Ensino Médio brasileiro (ENEM) possam candidatar-se à Universidade de Coimbra usando as notas obtidas por essa via.

Os inscritos em universidades brasileiras, com pelo menos um semestre de frequência, podem solicitar transferência para este lado do Atlântico e os inscritos em universidades brasileiras em cursos com convénio de dupla titulação com a Universidade de Coimbra podem obter um grau por ambas as universidades.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE