Coimbra

Amanhã é o Dia da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 16-03-2016

O Dia da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), que se assinala amanhã (17 de março), marca o arranque de um conjunto de atividades comemorativas que, ao longo de sete meses, vão evocar os 135 anos de ensino de Enfermagem em Coimbra e em Portugal, além dos dez aos de fusão das duas instituições de ensino superior que lhe deram origem: as anteriores escolas Dr. Ângelo da Fonseca e de Bissaya Barreto.

PUBLICIDADE

ENFERMEIROS

A sessão solene comemorativa do Dia da Escola começa pelas 11:00, no auditório do Polo A da ESEnfC (Avenida Bissaya Barreto, em Celas), com os discursos do presidente da Associação de Estudantes da Escola, Eduardo Ramos, da Presidente da ESEnfC, Maria da Conceição Bento, e do presidente do Conselho Geral da Escola, João Vasco Ribeiro.

PUBLICIDADE

Maria da Conceição Bento aproveitará o momento para divulgar algumas das iniciativas a agendar pela ESEnfC no âmbito do programa comemorativo “10 anos pós-fusão, 135 anos em (trans)formação”.

Seguir-se-á, pelas 12h00, a entrega dos prémios Capítulo Phi Xi Sigma Theta Tau International, que correspondem a inscrições pelo período de um ano nesta organização honorífica de Enfermagem com sede em Indianápolis (EUA).

PUBLICIDADE

publicidade

Da sessão solene do Dia da ESEnfC constam, ainda, as homenagens aos funcionários docentes e não docentes que atingiram 25 anos de atividade e aos recém-aposentados da ESEnfC.

As comemorações terminam, pelas 13h00, com uma atuação da Tuna de Enfermagem de Coimbra.

 

Teremos de recuar a 1881 para termos a exata noção da longevidade da ESEnfC, cujos primórdios correspondem à criação da Escola de Enfermeiros de Coimbra, primeira escola para enfermeiros em Portugal, fundada por Augusto da Costa Simões, médico e administrador dos Hospitais da Universidade de Coimbra.

Após várias alterações e redenominações, adotou, em 1989, em consequência da integração do ensino de Enfermagem no ensino superior, a nomenclatura de Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca.

Entretanto, em 1971 era criada a Escola de Enfermagem de Bissaya Barreto, como serviço oficial do Ministério da Saúde e Assistência, para funcionar junto ao Centro Hospitalar de Coimbra, cujas necessidades de pessoal de Enfermagem lhe competia satisfazer, quer ao nível de enfermeiros generalistas, quer de enfermeiros especialistas, e que se converteu, também em 1989, em instituição de ensino superior.

Data de 2004 o enquadramento legal que procedeu à reorganização da rede de ensino superior de escolas de saúde e de Enfermagem (Decreto-lei 175/2004, de 21 de julho), no âmbito do qual, em 2016, se efetivou a fusão das duas escolas de Enfermagem então existentes em Coimbra.

Desde essa altura, a ESEnfC tem crescido, em número de estudantes (é a maior escola de Enfermagem em Portugal ao contar, hoje, com 2099 discentes) e na oferta de cursos – além da licenciatura e das pós-licenciaturas de especialização, passou (em 2009-2010) a disponibilizar nove mestrados –, mas também na qualificação do corpo docente (% de doutorados e número de pós-doutorados…) e na quantidade e qualidade da investigação produzida.

 

Em 2007, a ESEnfC constituiu um Gabinete de Empreendedorismo. Vários estudantes da ESEnfC foram já premiados por terem desenvolvido ideias de negócio, projetos criativos e inovadores. Só nos últimos dois anos, a ESEnfC registou onze pedidos provisórios de patente junto do Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Em 2008, a European University Association (EUA) considerou que a ESEnfC reunia condições para assumir o estatuto de ensino superior universitário. Há oito anos, os peritos internacionais sustentaram que a ESEnfC se caraterizava por uma grande dedicação a região centro do país, denotando um ambiente de cooperação impressionante e uma governação muito ativa.

Em 2008, a ESEnfC esteve na origem da primeira licenciatura em Enfermagem na Universidade de Cabo Verde, colaborando, quer na lecionação de unidades curriculares, quer na formação do corpo docente local.

Em 2008, a Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), da ESEnfC, foi classificada com “Bom” pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, recebendo o benefício de unidade acreditada, na sequência de uma avaliação internacional. A última avaliação pela FCT (em 2013) foi realizada em parceria com a Fundação Europeia da Ciência.

Em 2009, a ESEnfC inaugurou um Centro de Simulação de Práticas Clínicas, que a permitiu passar a dispor de laboratórios clínicos de Enfermagem ao melhor nível da Europa, proporcionando aos estudantes uma formação baseada em vivências e experiências muito idênticas ao contexto real dos serviços de saúde.

Em 2009-2010, a ESEnfC iniciou a oferta de cursos de 2º ciclo (mestrado), tendo, a partir de então, incrementado o número de formações pós-graduadas, de que são exemplo a pioneira pós-graduação em Enfermagem na Esclerose Múltipla.

Em 2011, e na sequência da organização pela ESEnfC da 11ª Conferência Ibero-americana de Educação em Enfermagem da Associação Latino-Americana de Escolas e Faculdades de Enfermagem (ALADEFE), a ESEnfC passou a ter maior influência no Brasil e no restante espaço da comunidade ibero-americana. A região Europa da ALADEFE é presidida por Maria da Conceição Bento, Presidente da ESEnfC.

Além da aproximação ao Brasil e do reforço da cooperação com os PALOP, na última década, no domínio da internacionalização, a ESEnfC estendeu também a sua presença à Ásia e à Austrália.

Só no espaço europeu, o número de acordos de mobilidade Erasmus, estabelecidos entre a ESEnfC e outras instituições de ensino superior, subiu de 32 para 75.

Em 2011, a ESEnfC passou a acolher o Capítulo Phi Xi da Sigma Theta Tau International, sociedade honorífica de Enfermagem, com sede em Indianápolis (EUA).

Em 20I2, a UICISA: E deu início à Série Monográfica Educação e Investigação em Saúde, que se veio juntar à sua reputada Revista de Enfermagem Referência, revista científica peer reviewed, que publica artigos originais, artigos de revisão e artigos teóricos/ensaios.

Em 2014, a ESEnfC é designada Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a Prática e Investigação em Enfermagem, que tem por missão apoiar a OMS na promoção da saúde global, regional e local, trabalhando em colaboração com o Gabinete Regional da OMS para a Europa.

Em 2015, a ESEnfC inaugurou o seu Centro de Estudo e Promoção do Bem-Estar, para prática de exercício físico pela comunidade educativa da instituição.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE