Desporto

Academistas receiam que pedido de destituição da Direcção desmotive equipa e técnicos

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 23-10-2015

Artigo 63.°  –   Ponto 3 – (Competências da Assembleia Geral) As deliberações de suspensão ou demissão dos órgãos sociais, no seu conjunto, ou do Presidente da Direcção, carecem de maioria igual ou superior a 2/3 (dois terços) dos votos emitidos pelos sócios efectivos presentes, desde que estejam presentes pelo menos 5% (cinco por cento) de todos os sócios efectivos existentes.

PUBLICIDADE

Notícias de Coimbra já tem conhecimento da data escolhida por Castanheira Neves (CN) para a realização da Assembleia Geral Extraordinária da Académica (AGE) que visa apear José Eduardo Simões.

joão vasco ribeiro

PUBLICIDADE

O Presidente da Assembleia Geral (AG) já disse a José Eduardo Simões (JES), Presidente da Direcção e Gerente da SDUQ, que deseja que a reunião magna dos associados da Briosa decorra no dia 19 de novembro, pelas 19.30.

Segundo várias fontes do grupo que pretende fazer a JES o que “Costa fez a Seguro, CN, mal recebeu  (ontem) as assinaturas de 229 sócios, tratou  logo e comunicar à Direcção da Briosa que estes acalentam aesperança de destituir toda a direcção (e não só o Presidente, como alguns chegaram a preconizar), poupando assim o Conselho Fiscal e, como é óbvio, porque eleita pela oposição,a Assembleia Geral.

Estas movimentações estão a ser encaradas com preocupação no seio da equipa. NDC  sabe que alguns  jogadores e técnicos confidenciaram a amigos que receiam que as diligências efectuadas durante  esta semana possam desestabilizar o colectivo em vésperas de um jogo importante (com o Vitória de Guimarães).

PUBLICIDADE

publicidade

Não se pronunciando sobre as razões que levam a que alguns sócios queiram esta espécie de desforra, os citados questionam sobretudo a oportunidade, pois surge depois da Académica ter conseguido resultados positivso para a Liga e Taça de Portugal.

Alguns associados também lamentam que “estas guerras” possam desmoralizar a equipa, acrescentando que não querem “ir divididos” enfrentar os “espanhóis”.

Apesar de ter convocado a AG para o final da tarde de uma quinta-feira, Castanheira Neves está a prever que desta vez não se verifique a crónica falta de quórum que acontece quase sempre nestes encontros de sócios. Por isso, já comunicou a José Eduardo Simões que teme que o auditório do Estádio Cidade  de Coimbra seja pequeno para acolher todos. (NDC sabe que os proponentes da AGE contam com a presença de 4 a 5 centenas de sócios).

Para que possa verificar formalmente se os associados que ambicionam “correr” com JES reúnem os requisitos necessários, CN solicitou a lista dos que podem votar (têm de ter as quotas em dia, mais de 18 anos e 2 anos de antiguidade).

Tendo em vista uma melhor agilização do processo, Castanheira Neves quer que o seu filho Nuno Castanheira Neves e José Esteves Campos (membros da AG) façam a ponte com a Direcção de José Eduardo Simões.

A lista de associados disponíveis para destituir JES  e o restante elenco directivo, que já foi vista por NDC, engloba os nomes de  alguns famosos de Coimbra que ao longo dos últimos 10 anos apareceram nas fotografias ao lado do actual líder da Académica, mas não integra alguns que eram dados como adversários do engenheiro.

Como Notícias de Coimbra revelou em primeira mão, uma boa parte dos sócios da Académica que anda desde o início do século para apear José Eduardo Simões percebeu que não seria boa estratégia voltar a candidatar o perdedor Nuno Oliveira, que, embora envolvido neste movimento (desce para candidato a vice-presidente ), deixa de ser o principal rosto da oposição,

João Vasco Ribeiro é o senhor que se segue e se desdobrou em contactos para assegurar o número de sócios angariados fosse suficientes para conseguir a marcação da AGE  que visa destituir  toda a  Direcção da AAC  e a Gerência da AAC/OAF, SDUQ.

Caso JVR consiga vencer esta primeira batalha, o sucessor de JES pode ser eleito em Janeiro de 2015, não sendo de excluir que Salvador Arnaut, Luís Godinho ou António Figueiredo, actuais vice-presidentes, se posicionem para liderar uma lista de continuidade  que impeça a eleição de JVR como presidente da Direcção da AAC/OAF.

Ainda antes desta AGE, está marcada a AG que vai  voltar a discutir e votar o orçamento, acto que é encarado pelos seguidores de JVR como uma espécie de teste à sua força associativa, preparando-se para chumbar as contas.

Recordamos que em Fevereiro de 2015, como NDC anunciou em exclusivo, em pleno Conselho Académico,  João Vasco Ribeiro pediu a demissão do Presidente da Direcção.

Na última Assembleia Geral  teve oportunidade de questionar José Eduardo Simões  em relação à moção de censura que tinha sido aprovada noutro encontro de sócios, mas o líder da Briosa não revelou se tinha “tirado ilações”.

João Vasco Ribeiro foi o número dois da lista para o Conselho Académico da candidatura liderada por Nuno Oliveira  e já desempenhou funções diretivas  em outros órgãos sociais da Académica. Na altura, “a sua integração na candidatura do advogado  que integra o escritório de CN foi apresentada como “mais um capital de experiência e de credibilidade “.

Consultor em várias instituições, como os CTT, Agência de Inovação, Citeve, IPN, Siemens, Novabase e Medidata, João Vasco Ribeiro foi ainda presidente da CCDRC, administrador da Fundação Bissaya Barreto, vogal executivo da comissão diretiva do POR Centro, administrador do Grupo MRG e é Presidente  do Curia Tecnoparque.

A ISA é detida maioritariamente pela Capital Criativo, onde João Vasco Ribeiro é director. É uma sociedade de capital de risco presidida pelo seu filho Nuno Gaioso Ribeiro,  vice-presidente da SAD do Benfica.

Socialista e  muito próximo de Manuel Machado, líder da autarquia de Coimbra, João Vasco Ribeiro chegou a ser apontado para a  presidência do iParque, um território empresarial onde também tem interesses.

Em desenvolvimento. Se desejar enviar alguma informação que ajude a completar esta notícia, envie para fernandomoura@noticiasdecoimbra.pt

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE