A zona agrícola da EXPOFACIC continua a ser um dos espaços mais procurados do certame, com dezenas de espécies de animais domésticos e exóticos. Marley, a zebra, é a estrela deste ano.
O Notícias de Coimbra visitou esta tarde, 3 de agosto, a popular área agrícola da EXPOFACIC, onde dezenas de visitantes circulavam entre ovinos, caprinos, bovinos, burros, coelhos e até espécies menos comuns, como alpacas e porcos-espinhos. A principal novidade este ano? Uma zebra chamada Marley, que rapidamente se tornou o centro das atenções.
PUBLICIDADE
“Temos bovinos, as nossas raças autóctones de leite e de carne, os suínos, burros, ovinos e caprinos… e ali no fim os leporídeos, os coelhinhos”, explicou Cátia Vieira, responsável pela área. “Temos também uma faixa de animais anões que fazem as delícias de crianças e adultos, como as ovelhas anãs.”
Entre as raças presentes, destacam-se as ovelhas Suffolk, oriundas de uma exploração de Águeda, cuja origem genética remonta a Inglaterra. Apesar de já não serem estreantes na feira, continuam a surpreender quem passa.
A zebra é, no entanto, o animal mais fotografado. “Esta zebra é a novidade este ano. Parece que está a fazer as delícias”, comentou Cátia.
O calor intenso, típico da época, exige cuidados redobrados. “Estamos a tentar minimizar o impacto do calor. Os animais estão à sombra, trancados, para não correrem nenhum risco de insolação”, sublinhou.
Do lado do público, o entusiasmo era visível. Maria, uma visitante de Coimbra, considera esta “a parte essencial da feira”. Protegida por um chapéu de chuva — usado como sombrinha — comentou: “Está muito bem organizado e esta área tem de ser sempre visitada.”
Já um grupo vindo da Figueira da Foz, com amigos vindos do Canadá e dos Açores, reforçou que a zona agrícola “é a preferida das crianças”. “Entrámos agora, mas é sempre fantástico. Os pequenos adoram”, referiu uma das visitantes.
Para Cátia Vieira, a adesão do público é gratificante. “Desde a abertura, esta área está sempre cheia. É o topo da feira.”
PUBLICIDADE